26 de novembro de 2009

' Noite de Revelações.

A minha mãe é uma adolescente. Sinto-a mais como minha irmã ou amiga, do que propriamente mãe.



quando eu era mais nova, isso fazia-me impressão. quando eu precisava de uma mãe, zero. em contrapartida, ela 'forçou-me' a crescer, aos 13 anos já ía a discotecas com ela, aos 8 já ficava sozinha à noite em casa. por alguma razão atitudes como essa caíam-me mal, não gostava... digam o que disserem, há aquela altura na nossa vida em que precisamos de ter regras para quebrar, e uma mãe que impõe limites para 'desrespeitar' (tipo mentir, fugir de casa, coisas assim). eu não tinha essas regras, eu não tinha essa mãe limitadora! nunca tive de mentir nem fugir de casa para nada, ela deixava-me tudo. houve uma altura da minha vida que isso me caíu mesmo mal. e talvez por ela me ter dado tanta 'confiança', eu não sou capaz de falar com ela sobre determinadas coisas...



mas no outro dia, não aguentei mais. há muito que a minha mãe desconfiava e é impossível esconder-se que de vez em quando fumo os meus cigarrinhos. "o teu quarto cheira a tabaco, esteve aqui alguém a fumar?", "cheiras a tabaco, estiveste com pessoas que estiveram a fumar?", "no outro dia veio-me um cheiro a queimado, acendeste alguma vela?" (que inocente, nunca desconfiou directamente de mim até ao outro dia). "CLÁUDIA!! o teu hálito cheira a tabaco. isso não acontece só por estares com pessoas que estiveram a fumar. conta lá. fumas, não é?". eu fiquei petrificada e depois comecei-me a rir, porque não sei mentir muito bem. começo a rir-me! então contei a verdade............ parcialmente. disse "socialmente". (apesar de fumar pouco, às vezes fumo sozinha). "bem me parecia que no outro dia cheirava a tabaco lá em casa.." .. "mas eu não fumo em casa. só socialmente!" (mentirinha. à noite depois do jantar fumo sempre sozinha à janela, cai bem a seguir a comer!). pronto, mas contei a verdade, mesmo que ligeiramente manipulada!já não preciso de andar a esconder o meu maço de tabaco.



ela até levou na descontra, porque ela começou mais cedo que eu. deixou de fumar há 3 anos, e eu pensei que seria uma desilusão para ela saber que eu tinha começado agora, apesar de NÃO ESTAR VICIADA. depois claro que veio a conversa do 'isso agarra' e ela a dizer que sim e eu a dizer que não. no fundo,sei que ela tem razão. mas eu não me sinto viciada, porque não sinto necessidade física de fumar (se ficar uma semana sem fumar não me sinto mal nem nada que se pareça). mas levou 'na boa'. no espírito do 'tu é que sabes o que fazes, desde que saibas que faz mal'.



depois, perguntou-me "o teu namorado fuma?" e eu disse "qual namorado? acabámos". "FODA-SE! foi rápido" (SIM, a minha mãe diz todas as asneiras possíveis e imaginárias à minha frente. isso dantes escandalizava-me imenso e agora é a coisa mais normal do mundo).

da minha mãe já espero tudo. já cheguei a apanhá-la (e a ouvir escandalosamente) a ter sexo com padrastos meus. por isso, sim, já espero mesmo tudo. e mesmo no meio de toda esta balbúrdia educacional, apesar de tudo isso, dela sei que retirei coisas básicas para a minha vida.



agora que tenho 19 anos quase que agradeço a deus por me ter calhado uma mãe que não me impõe regras, que confia em mim, que não se chateou nem me pôs de castigo por eu fumar, que diz asneiras à minha frente, que antes de entrar no meu quarto pergunta se eu estou sozinha (ou seja, respeita a minha privacidade e não leva a mal se eu levar gente pra dentro do quarto), que se for preciso me dá preservativos pra mão, e que todos os fins-de-semana me quer arrastar para a discoteca com ela. fogo, quando eu for mãe quero ser assim!



(já o meu pai é o contrário, completamente oposto. fumar? beber um copo de vodka quando vou sair? ter namorado? levá-lo para casa? PARA O QUARTO? matava-se. aliás, já fez um escândalo porque eu um dia lhe contei que tinha bebido um copo de vodka com SUMO quando fui sair. mas isso até dá um certo gozo... são as tais regras que eu tenho e que preciso de quebrar! e dizer ao meu pai que estou em casa quando fui sair... sabe-me pela vida (porque sei que em casa não tem piada mentir à minha mãe)).



os meus pais são os dois diferentes à sua maneira, opostamente cómicos, mas a minha mãe é única. se eu pudesse mudar alguma coisa, seria só o facto de ela cozinhar mesmo mal. mas que se foda, eu sou igual a ela.



Muaah @




Aparte

Este aparte é para o Markus, que sei que anda por aqui camuflado... "cê quer um selinho?"... já tinha ouvido 'xoxo' e 'bate-chapas', agora selinho... é coisa mais amorooooooooosa que eu já ouvi... SÊLINHO! me dá um sêlinho, vai! vindo de uma das pouquíssimas pessoas que sabem pronunciar "Claudjinha" correctamente e não-aportuguesadamente.... ^^

9 comentários:

B! disse...

Os meus pais também são muito liberais nessas questões apesar de não tentarem comportar-se como alguém da minha idade ( e ainda bem!).É bom ter pais assim e que não nos controlam a toda a hora. No fundo acho que eles confiam muito em nós! =)

beijinhos

David Martins disse...

Quando os meus pais souberam que fumava, deixei. Não houve grande alarido.

Tinha 17 anos e, simplesmente, perdeu a pica toda.

Olhos Dourados disse...

Não é preciso ser demasiado autoritário para se ser bons pais. Eu sempre fiquei em casa sozinha desde os 3 anos ou 4 anos, na altura em que a minha mãe trabalhava na agricultura. Choca-me agora como é que protegem tanto as crianças, nem as deixam crescer!

Alex Page disse...

Gostei muito deste post :)
gosto mesmo muito de ler o que escreves e este post foi mais um daqueles, que eu olho e depois fico com um sorriso na cara.

beijinhos.

[quero é que o fds passe rapido pa ir beber o tal cafe contigo XP]

Henrique Costa disse...

A tua mãe respeita as tuas decisões, o que é bom. Os meus pais sabem que eu fumo canabis e respeitam =D

Carla disse...

Tens os dois pólos na tua educação , cabe a ti tirar o maior proveito !

bj

Eu(Pleasures)@ disse...

isso é mt bom, mas eu tb ja estava a prever que um dia mais tarde a tua mae iria dizer uma coisa dessas =)
ainda bem que el nao fez nenhum drama dequeles "desnecessarios" xD AMo mt voce =P @

Morce disse...

Tu escreves mesmo tudo no teu blog =P

Anónimo disse...

Hmm