18 de agosto de 2008

- Resolvi... / Lição de Auto-Estima :P


Deixar de fazer 'dieta'. Epa, não fui feita pra isto xD já pra não falar que há muito tempo que nem a mantenho xD Pa, eu gosto do meu corpo como ele está. o peso está normal, e pronto (quer dizer, meço 1.70 e peso 70 Kg, o IMC está mesmo mesmo no limite LOL). Não fui feita para viver a contar calorias e a privar-me de uma data de coisas que gosto de comer (ou a obrigar-me a fazer algo que detesto, como exercício).



Eu acho que o importante é aceitar-nos tal como somos. claro que obesidade é um problema, mas só em termos de saúde, porque em termos de beleza, acho que toda a mulher é bonita se se achar bonita, seja gorda, gordinha, cheiinha, rechonchudinha ou magra (desde que não excessivamente, tipo esqueletica).



Eu também sempre fui gordinha, ou melhor, larga, mas nunca me importei, é genético (sim, a minha família é peritia e tem um longo historial em rabos grandes e ancas largas) e é de mim. gosto de mim assim e não me interessa se uso o 42 de calças. não me interessa se a mensagem que a sociedade passa é a de que é preciso vestir o numero 36 para ser bonita (apesar de por vezes ser desencorajador nunca encontrar um numero acima de 40 nas lojas, mas de vez em quando em alguns tipos de roupa nº 40 lá me cabe por algum lado).



eu acho-me bonita como sou, com as curvas que tenho. sao curvas femininas ! sempre ouvi que é isso que se quer... nem me acho gorda nem nada ! a sério ! as pessoas dizem 'estás cheiinha mas bem assim', outras 'estás cheiinha, perdes 2 kilos e ficas bem', outras 'estás mesmo no limite, não engordes mais', outras 'estás gorda' (sinceridade é que se quer LOL). mas epa, gosto de me ver assim ! não sou nenhuma top model mas gosto de me ver assim !



A imagem de beleza actual está completamente distorcida.. desde quando é que é preciso medir 1.70 (o que eu meço) e pesar 45 Kg pa ser bonita ? desde quando é considerado bonito as costelas a verem-se por debaixo da pele ? credo, prefiro mil vezes uma jordin sparks a uma dessas todas... baah parece que se vão partir, tipo paris hilton.



E se me apetece comer um hagen daz? como. se me apetece comer um crepe cheio de chocolate, como. se me apetece comer um spaghetti alla carbonara, como. não me vou privar de comer o que gosto e quero só para usar o 36 e pesar 55 Kg. estou bem com os meus 70 Kg. gosto de mim assim, e que mais interessa ? claro que não vou agora ir ao McDonalds (paixão, paixão!) todos os dias, claro que não vou comer uma tabelete de chocolate inteira (como já cheguei a fazer eheh) numa tarde, claro que não vou abusar. e claro que é sempre bom manter uma alimentação equilibrada por motivos de saúde. mas daí a comer só sopa, salada e coisas grelhadas.. credo ! há alguma coisa que supere o bife com batatas fritas ? xD



E sabem que mais ? eu por acaso agora esqueci-me completamente que estava a fazer 'dieta', e tenho comido 'normalmente' , incluindo coisas que fazem mal e engordam, deixei de ir para Belém correr, deixei de fazer abdominais (eu sabia que um mês disso e ía-me faltar a paciência, eu e o exercício nunca nos demos muito bem), e mantenho o peso (ou vá, engordei um Kg em 6 que perdi) :D



E quando cheguei à conclusão que não está nos meus genes preocupar-me se sou magra ou gorda (nunca preocupei, sempre gostei do meu corpo, agora é que me deu uma coisinha não sei porquê lol), e que aquele mês em que fiz 'dieta' estava a deixar-me triste e nervosa e sem vontade pra fazer nada, deixei-me disso e comecei a pesquisar na net sobre o assunto. E 'descobri' (porque já sabia) que não temos que ser perfeitas para ser lindas, porque somos lindas e perfeitas se metermos na cabeça que somos lindas e perfeitas.



No meio das minhas pesquisas, encontrei uma história que me inspirou bastante: a da Plus-Size Model Fluvia Lacerda. Não só é LINDA, como é MODELO, e esta frase dela: '..se você me perguntar a parte mais gratificante do meu trabalho, eu vou lhe dizer com toda franqueza do mundo que são os e-mails de mães, avós e meninas me agradecendo por mostrar o outro lado da moeda, que, através do meu trabalho, consigo demonstrar que beleza não está apenas no número da roupa que você veste, mas na forma com que você se vê e se cuida. Ter a oportunidade de mostrar que gostar de si mesma é um sentimento absolutamente necessário para qualquer um é o lado mais positivo do que faço.'



Por isso, meninas que eventualmente leiam isto, já sabem, pesem 55 Kg ou 85 Kg, gostem de vocês mesmas. isso sim é saudável :D e é preferível dizer 'sim, eu acho-me bonita, mesmo com estas gordurinhas a mais, gosto de mim' do que dizer 'ai estou tão gorda' só para as outras pessoas dizerem 'não estás nada' LOL

E ja agora, isto de auto-confiança aplica-se a tudo, não só à aparência física. aplica-se ao que nós somos e ao que sentimos. tímida, extrovertida, socialize, anti-social, betinha, mitra, gotica, punk, hippie, esquisita, amorosa, violenta, rica, pobre, com namorado ou sem namorado, temos todos um valor inestimável dado por nós mesmas :)

E MAI' NADA ! Cagar no que os outros dizem e sermos nós mesmas está na moda!

23 comentários:

Anónimo disse...

Assim é que se fala AMor, eu gosto de ti com batatas ou sem batatas a mais ou "mc Engorda" ou sei la o que e acho mt bem tu te sentires assim bem como estas, nao quer dizer que podemos comer aquilo tudo que nos gostamos e queremos mas de vez em quando tb nao faz mal nenhum e sabe taoooo bemmmmm =D Como tu estás, és linda, boa sexy tudo o que uma pessoa possa gostar numa rapariga como tu xD Eu tenho cá uma sorte te ter como minha "ELA" para mim xD Continua assim que vais bem AMor Lindo @@@
Amo vc como se nunca houvesse amanha =D

Menina disse...

Gostei muito de ler o teu post...

Isto das dietas às vezes é muito complicado lol eu perdi uns quilitos (pk tinha engordado muito e nem me sentia eu..) mas acho que agora é mais manter e tentar não abusar muito do que faz mal..

Quanto ao exercício, eu por acaso adoro mesmo, não é nenhum sacrifício, muito pelo contrário..

Mas adorei o teu texto, concordo com toda a mensagem, temos é de estar bem com nós próprias!

beijO**

Anónimo disse...

ahhhhh agr sim vou deixar um coment mas n tenho nada de muito inteligente para dizer...para ti so tenho 1 coisa pa dizer: Croasin com Chocolate...hmmmm memo bom nao é, ja nao vais ter ng pa pedinchar ohh que pena né =)

BEijaaas GRandes =* vou dormir que tou á rasca das costas

_+*Ælitis*+_ disse...

Tinha lido o post de madrugada mas nao tinha visto a fotooooooo!

Ja falamos nos as duas sobre o assunto certo?

E sobre alimentar-se e fazer exercicio, nem sempre é so rquestao de dieta, é aconselhado a pessoas com colesterol, diabetes!

Mas sei que sabes disso :)

Passa bom dia, C!

Beijo meu,

A Elite

Andreia disse...

E nem mais!
EU por acaso sou mesmo ao contrário! Não tenho tendencia a engordar. Aliás, nunca fui mais gorda, e tenho vindo a engordar umas gramas todos os anos! Mas mal se nota. Também nunca fiz dieta, vou ao mcdonalds sempre que me apetece! lol
Muitoas vezes dizem-me que sou muito magra, mas eu não quero saber! Sinto-me bem como sou. Tenho 47 kg! Mas também só peso 1,58! lol

Beijocas!

Beatriz disse...

Assim é que se fala! :D desculpa lá aparecer assim de repente, mas é que já visitei algumas vezes o teu blog, e não resisti a deixar o meu comentário neste post.. :P é que tudo o disseste é inteiramente verdade! mete-me impressão ver as pessoas obcecadas com o seu peso, até dá pena ver aquelas raparigas esqueléticas. Não há mal nenhum em se ser um pouco mais cheiinha. até dá o seu ar de graça. :) beijinhos **

Anónimo disse...

uma salva de palmas para a menina c snshine XD (já agora, como te chamas? =) )

é assim mesmo.. dietas pa tras das costas... va,até se vê que nem fazes loucuras das grandes (tipo, ir ao mac todos os dias e de sobremesa comer uma tablete de chocolate X) )

e não te podes esquecer que andas-te a tomar mediacmentos que engordam .. se já deixas.te é menos um peso (no corpo e ) na consciencia...

ve la.. eu sou 3 centimentros mais baixa que tu e peso mais 5 quilos... sim, queria chegar aos 67mas não com dietas. alimentação saudavel e organismo a funcionar direito é que rula. e va... um pouco de exercicio.

pa... e só pa saberes, hoje comi uma hamburger e nem me importei com a alimentação saudavel porque fui eu que o fiz... e isso deixou.me ainda mais orgulhosa do que pensar em perder peso.

va... beijao e nao mudes de ideias

Vida de Praia disse...

Adorei a tua nova atitude! Inspiraste-me!

B! disse...

Aqui vai o meu mega comment, tenho mesmo de comentar este post!

Em primeiro lugar quero dar-te os parabéns por teres essa atitude e por teres confiança em ti mesma. Mas como sabes fazer desporto e ter uma alimentação saudável não tem apenas um fim estético (como tu o sabes).

É importante aceitares o teu corpo, afinal de contas ninguém é perfeito e aquelas mulheres tipo Paris Hilton são horríveis por serem tão magras (além de não serem nada saudáveis).

Contudo, toma atenção ao que comes, como te disse não precisas de te privar de nada, apenas dosear ;)

Ao fazeres isto podes continuar a comer tudo o que gostas, mas de maneira equilibrada de acordo com o teu nível de saciedade e não o tal "comer por comer".

Sempre que precisares de uma ajudinha ou uma motivação extra na área do desporto estou aqui ;)

beijinhos


PS: Gosto da Fotografia do post ;)

B! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

cunhadaaaaaaa!!! :DD
ta um must o textoo!!!
bem e pena eu n pensar da mesma forma... =X
ler mais umas 10 vezes a ver se me entra na cabeçaa xDD
yahh mas tipo nisso tns razao...
desd qe as pessoas gostem de si... e qe nao deem ouvidos aos outros.. isso sim e importante... e nao o numero de calças (alem qeu adoro saber qe diminuo, mas wtv) xDD

bem cunhadjinha vamo continuando assim, ta garota??^^
sempre gostosonaaa *.*

bjinhosss :DD

B! disse...

o teu medidor de trâfego é interessante xD

Muitos países, sim senhora, o blog está famoso!

Durante esta semana quando vires no quadro "Palma, Islas Baleares" sou eu xD


beijinhos vaidosa ;)

Sandrou disse...

Beeeem, mas se fashion que andamooos uh uh xDDD LOOL


ja tá satisfeita ??? nao me chates mais pa isto qe sabes bem qe nao tnho pachorra pa comentarios escritos -.-

Anónimo disse...

so porqe a madame n gosta do numero 13...
vaaa 14 xDDD

Anónimo disse...

Bem que inspiraçao este post!
Acho muito bem que o facas =)
Acho que todas(e todos) o deveriam fazer!
Mas tbm acho q se ao fzeres dieta e emagreceres te sintas melhor que o faças mas ha que nos sentirmos bonitas =P Porque toda a mulher e homem é, o ideal de beleza da sociedade e q e limitado, em coisas que nem deviam ter regras, nos somos como somos, nascemos assim e pronto, o ideal da sociedade devia ser baseado no interior das pessoas e da beleza interior nao da fisica, pois ninguem tem culpa de ter olhos azuis, castanhos, verdes as pntinhas amarelas, ou de ser branco, preto, castanho, amarelo, vermelho, as pintinhas amarelas, ou de ser "feio"(baseando me na beleza imposta pela sociedade) "giro", normal, etc.. , de nascer e ser oriundo de uma familia geneticamente Magra, magrissima, gorda, gordissima, normal... no mundo existe uma percentagem minima de pessoas consideradas bonitas e a maioria das pessoas deste nosso planeta? sao "feias" pq alguem magro,de cabelos clros, olhos claros, se lembrou de dizer que "isto" era ser bonito?! I don´t think so...
Eu tenho os meus quilinhos a mais(mais do que queria), nao geneticamente mas sim pq gostava de comer os chamados "doces" quando era pequena e abusava, sou morena, olhos castanhos,cabelos castanhos, n tenho uma cara considerada lindaa pela sociedade, "SO WHAT"?
Sou uma pessoa, tenho sentimentos, tenho sonhos, tenho inspiraçoes, "dotes", como qualquer um bonito ou feio! Num mundo perfeito as pessoas olhariam para o que realmente importa, o que esta "inside" e n para o "outside"...

Beija C´ adoro-te bebe

B! disse...

Isla Antilla, mesmo no sul de Espanha, estou a escrever no meu portátil no hotel, a seguir beach. São apenas 4 dias mas acho que também mereço :P

Carla disse...

Penso que a última frase deste post quer dizer tudo...tenho que começas a pensar assim ...

bjs

Anónimo disse...

porque é que não me ligas quando eu te digo isso tudo? enfim.. beijos

Anónimo disse...

so acho e bem...
dietas so fazem e mal e tu tas optimamente assim...

Anónimo disse...

PS - e como vês ando-me a portar bem quanto ao meu blog =P

JOTA ENE ✔ disse...

... e tás muito bem... ca-ga-ri... ca-ga-ró p'ras dietas.

Bom f-d-s ;)

PS-desculpa a invasão, nem sei como vim parar aqui.

Anónimo disse...

Olá.
Sou novato nessa história de blogs, será q posso ter uma ajudinha sua?
Achei bem interessante seus pensamentos.
Bem ... me responda quando puder.
Beijo.
Duda.

Rafaela Rolhas disse...

Góstei :D