28 de dezembro de 2008

' Cursos que eu gostava de tirar...

Pois é. E aqui me encontro estudando. Melhor, tentando (nada conseguindo xD ). (Agora deu-me pra falar alentejano? devem ser influências do Natal). São 5 da manhã e aqui estou eu a pensar bem no meu 'futuro'. Resolvi fazer uma listinha com possíveis cursos para onde mudar para o próximo ano. (isto realmente só me dá pra estas horas meu deus...) Mas antes de mais são estes os factores que me fizeram ponderar a minha decisão (de opções xD ) :

As minhas principais áreas de gosto: letras, humanidades, coisas teóricas, que envolvam essencialmente leitura, escrita e criatividade (criatividade = 'deve ser giro').

Áreas que dispenso: coisas que envolvam muito raciocínio lógico e matemático (ciências exactas). pelo que 'não tem matemáticas' é um factor muito importante na minha decisão. OK, pode ter uma cadeirinha ou duas durante o curso todo, mas convém ser fácil xD

Requisitos que eu quero numa profissão: gostar; ter saída; ser dinâmico (não estar fechada num escritório), participar em projectos (por exemplo investigações históricas, etc), lidar directamente com pessoas (comunicação). Não envolver muito raciocínio lógico e matemático. Também gosto de coisas que estejam relacionadas com organizar, arquivar, etc (adoro mexer em papelada, o único senão deste ponto é estar fechada no escritório).

À frente de cada curso está aquilo que me atrai mais no mesmo. Os que dizem 'interessante' ou 'curiosidade' são aqueles que eu não gostaria propriamente de trabalhar em, só gostava de ver como era (ou seja, é só mesmo achar interessante).



Design - criatividade; ser dinâmico.
Administração e Marketing - criatividade.
Administração de Publicidade e Marketing - criatividade.
Marketing, Publicidade e Relações Públicas - criatividade e comunicação com o exterior, com as pessoas.
Jornalismo - criatividade, escrita, leitura, não tem matemáticas.
Comunicação Social - comunicação com as pessoas e não tem matemáticas.
Comunicações e Relações Públicas - comunicação com pessoas
Criminologia - INTERESSANTE!
Direito - é o que tem mais saída dentro da minha área de gostos e definitivamente não ter matemáticas
Documentação e Arquivistica - organizar, mexer em papelada
Hotelaria / Turismo - interessante.
Psicologia - por curiosidade.
Relações Internacionais - relações com pessoas e poder viajar muito
Relações Públicas - relações com pessoas
Promoção de Eventos - dinâmico e relações com pessoas
Arqueologia/História - investigação histórica e muito interesse pessoal (adoro história e coisas antigas LOL)
Secretariado - organizar coisas e mexer em papelada
Tradução - tem saída devido à crescente Globalização e é dentro da área das línguas . provavelmente não tem nada de matemática.

Agora é ir reduzir a lista praí a 3 cursos, ou pelo menos 3 áreas, tendo em conta os meus critérios acima descritos. depois ir aos sites das faculdades PÚBLICAS EM LISBOA (sim, porque daqui não saio ! lol) que têem esses cursos, ver os planos curriculares (as cadeiras, etc). depois decido, mas também tenho quase um ano ! entretanto vou tentar fazer estes exames/frequências... quer dizer, conseguir ! conseguir até consigo (apesar de estar a estudar obrigada e detestar isso, baah). mas a ver se consigo passar às duas cadeiras de matemática que tenho - contabilidade e tratamento da informação (esta última é matemática da fácil, tipo Métodos Quantitativos e uma levezinha introdução a Estatística, mesmo assim eu ainda bato com a cabeça nas paredes para perceber o bicho). Aqui vou eu... (imaginem-me a dizer isto com um entusiasmo de quem a seguir vai com os livros para o sofá e adormecer com eles em cima lol.. mas não, neste caso o destino vai ser mesmo a cama). Wish Me Luck. Ah, e pra quem detestava a musiquinha que eu tinha no player, o 'desculpa lá'... já lá está uma nova. Tenham um Bom Dia ! @

- Aparte -

Fui positivamente surpreendida com este post. Obrigada !

19 comentários:

Diana disse...

Boa sorte!!!....

Carla disse...

Eu bem disse que estavas a mudar de curso mais cedo do que se previa...lista já tens...por isso agora tenta reduzir, não precisa de ser a 3 uma meia dúzia e depois escolhes aquele que queres mesmo...

boa sorte !!!E entretanto faz lá um esforço para estudares...tem mesmo que ser ...

bj

B! disse...

bem, eu acho que desses todos os que mais se identificam contigo são:

- Marketing, Publicidade e Relações Públicas

- Relações Internacionais

- Hotelaria / Turismo

Espero ter ajudado xD

trebaruna_666 disse...

desculpa a invasão mas gostei do teu blog. e indentifico-me muito com este post para mim foi complicado decidir o curso que queria.
depois de avaliação lá me decidi por um, que por acaso está na tua lista =P, Marketing, Publicidade e Relações Públicas. devo dizer que estou adorar o curso é mt giro msm. claro que contabilidade é o cadeirão do primeiro semestre =/, Técnicas Quantitativas de Gestão até é fácil. mas o curso é mt porreiro msm e a faculdade onde estou também é mt fixe

Anónimo disse...

Olha apesar de Comunicação e Relações Públicas não ter sido o meu curso de eleição e quando para lá entrei a minha primeira decisão tenha sido sair de lá, eu até gosto do curso e pelo que tens dito de sonhos e assim (como a discoteca) acho que era o ideal.. (tem é estatistica.. Uma seca =/)

Beijinhooos*

PB disse...

É melhor esqueceres o jornalismo se não tiveres uma boa cunha... Complicado!
Beijocas

_+*Ælitis*+_ disse...

E que tal ires para uma escola.. de Moda?????

Acho que isso é que seria MESMO o curso para ti :)

Beijo meu ♥,

A Elite

LadyBug disse...

Desejo-te muita sorte!!! Mesmo... :)

A minha área é mais saúde! Tou em enfermagem e adoro.... Embora saiba que a vida que vou ter no futuro não vai ser nada fácil!!

Boa sorte mais uma vez!!!

Beijinho

' Claudjinha disse...

Oh 'Piki' ... eu queria falar contigo e perguntar-te qual é a tua faculdade, pois esse curso interessa-me, MAS.. nao consigo comentar o teu blog... tu puseste os comentários a aparecer depois do post na mesma página e nao encontro espaço nenhum para comentar !! =/ não tenho por hábito comentar o meu proprio blog, mas se vieres aqui podes responder à minha pergunta?? ou podes adicionar.me no msn para falar sobre o curso ?? Beijinho *

trebaruna_666 disse...

estou no ISLA na Pontinha é uma fac nao mt grande amarela =D

' Claudjinha disse...

oh, é privada..

trebaruna_666 disse...

ya =/
mas Marketing, Publicidade e Relações Publicas so tens em privada no ISLA ou na Lusofona.
acho k na de Comuniçao Social há é Marketing e Publicidade

' Claudjinha disse...

pois, é verdade, o que eu acho um bocado chato. e as pessoas que querem esse curso mas que querem em publica? lol

trebaruna_666 disse...

pois é complicado, mas é mt fixe o curso.
eu tive de ir pa privada por causa do meu agrupamento, eu era de Ciências e só tinha pt pa entrar num curso deste tp e optei por ir pa o ISLA, ja k tem as 3 componentes, e é uma faculdade km boas referencias.

' Claudjinha disse...

pois, é que eu estava no agrupamento de Humanidades ! tenho as disciplinas necessarias para esses cursos e boa media para entrar numa publica ! alem disso andei num colegio privado e isso ja levou um grande abanão na carteira dos meus pais ! lol

Unknown disse...

Psicologia, ADORO psicologia. Mas não tem grande saída, pois não?

Raquel A. disse...

Good Luck! ;)

BJS*

João Chaleira disse...

Não existem cursos nem profissões perfeitas. Mas existem uns melhores que outros. É só uma questão de descobrir qual o melhor para ti!

PS - Gestão no ISCTE é que é!

Anónimo disse...

Cláudia Mariana descobre a sua vocação - freira!