10 de junho de 2009

' Take 1, a Gravar... ACÇÃO!

pois é. finalmente chamaram-me para gravar como figurante, depois de um montão de tempo para me chamarem para me inscrever lá (depois da pré-inscrição obrigatória que tinha feito via net). um dia falei nisso ao Tiago por acaso e ele mostrou-se interessado, e inscreveu-se também, e foi do melhor que podia ter acontecido, por diversas razões que irei explicitar posteriormente (ui que estamos a falar tão bem,lol). é uma série para a TVI que vai estrear brevemente, uma espécie de imitação da série 'La Lola' em Espanha.

de 2ª para 3ª fiz uma directa a estudar. isto porque gastei o dia de 2ª todo com coisas inúteis e completamente a procrastinar (lixo, puro lixo, tipo acordar às 14h, almoçar a ver televisão e ficar a vegetar o dia todo), e não estudei o que tinha planeado para esse dia. como já sabia que 3ª feira ía ser o dia todo de gravações, estudei das 00H00 às 05h da manhã o que tinha de estudar nos dois dias, e só fiz um intervalo para beber uma dose de cavalo de café,lol. porque eu sou muito organizada e teimosa, e enquanto não acabo algo a que me determinei a fazer, não durmo descansada,lol. enquanto o que está planeado na minha agenda não tiver o 'certo' de 'feito' por cima, não fico descansada. e também porque era Psicologia, e eu adoro aquilo , quem corre por gosto não cansa ^^ depois tentei dormir meia-hora, mas não conseguia porque tinha tomado o tal muito café para me manter acordada, estava mais que despertíssima. às 6h já estava a sair de casa e às 7h já estávamos no local combinado para partirmos para o 'local das gravações' - mais conhecido como desterro algures nos subúrbios de Lisboa.

bom, aquilo é exaustivo por natureza, pois é estar 12 horas no fim do mundo, num desterro no meio do campo que não lembra a ninguém, onde não se vê mais nada que não o armazém onde estão os estúdios e montes e serras à volta. lol. nada de cafés nem de centros comerciais nem de entretenimentos para as LONGAS HORAS que ficamos a ANHAR, à espera, para gravar uma cena que dura 30 segundos. e, em 12 horas que lá estamos (das 8h às 20h), se calhar só gravamos 1 hora no total, na melhor das hipóteses. bom... 11 HORAS restringida a um armazém, com estúdios que são mais luxuosos que alguns apartamentos da Lapa,lol, a um refeitório, a algumas casas-de-banho e a uma salinha minúscula onde os figurantes guardam as coisas, é DE DAR EM DOIDOS. nessas alturas é que tive pena dos actores por terem que estar lá 10 horas por dia todos os santos dias e feriados, mas eles também sempre estão o tempo todo ocupados devem ganhar pouco bem! o melhor local para se estar era mesmo a tal salinha, sempre tinha televisão (ainda que só com 4 canais) e um sofá confortável para dormir. mas pelos vistos toda a gente gostava de tar lá e aquilo era tão minúsculo que era uma questão de sorte, de apanhar aquilo livre e ocupar e não sair de lá,lol.

eu fiz de tudo... eu estudei (se bem que estava tão cansada que já não me conseguia concentrar bem, tinha estado a noite inteira a olhar para aquilo), eu li (revistas, porque me esqueci do livro Equador!! burra burra burra), eu vi televisão, vi gravações, eu comi que nem uma porca (ficar tanto tempo sem nada para se fazer abre o apetite lol), eu namorei com o Tiago, dormi com o Tiago, conversei com o Tiago, joguei no telemóvel, falei com alguns actores, eu fumei, acabei os meus cigarros e ainda tive de pedir alguns, li os guiões possíveis e imaginários das gravações para aquele dia, dei voltas e voltas e voltas ao armazém inteiro e o tempo NÃO PASSAVA. eu ainda achava que ía estar sempre ocupada, a gravar ou assim, porque as cenas têem de ser repetidas over and over again (é capaz de haver 10 ensaios, 10 gravações em vários planos e de uma hora que se gastou ali, apenas 2 minutos de emissão resultam,lol). mas sim, apesar da repetição das cenas, os figurantes não podem ser os mesmos a aparecer em todas e limitávamo-nos a andar de um lado para o outro, durante segundos repetidos várias vezes. resultado: 11 HORAS a ver o tempo a passar, bem devagariiiinhooo...

o que vale é que não pagam mal (mas como eu sou pobrezinha e vivo das esmolas dos meus pais, o meu 'bem pago' é bastante subjectivo; para 12 horas que estamos lá enfiados, deviam pagar bem mais..), e ainda dão almoço e lanche. mas com uma directa em cima (ainda que com 3 ou 4 cafés em cima também) é ainda mais exaustivo. isto porque não fazer nada durante 11 horas é exaustivo só por si... é pior que estar na fila da Loja do Cidadão porque é bem mais horas (quando tiver de lá ir vou lembrar-me deste dia), é como estar naqueles programas tipo 'American Idol' à espera que seja a sua vez de ser ouvido. é ENERVANTE. para mim é ainda mais ENERVANTE não ter nada que fazer, porque eu TENHO QUE fazer alguma coisa nos entretantos, nem que seja comer, fumar e comer, fumar e comer, e dormir sentada.

bom, mas valeu a pena. estou para aqui a falar só mal, mas no fundo gostei da experiência e quero repeti-la! houve muitas coisas espectaculares, uma delas foi terem-me levado para o Camarim para me pentearem de propósito para a gravação. senti-me uma estrela, apesar de ser apenas uma figurante no meio de tantas estrelas que p'rali estavam a ser maquilhadas. foi um momento que me soube pela vida, adoro estar sob aquela atenção toda, tal qual leão o rei da selva. (não fosse o meu signo ascendente Leão). mas também não percebi aquele penteado todo, porque ela penteou-me às 10h, e eu só gravei às 17h. em 7 horas, o cabelo já tinha mais que voltado ao normal, sobretudo quando eu me deitava em tudo quanto era sítio para 'descansar' xD

e ter contacto com as câmaras, nem que seja a fazer de cenário humano e passar despercebida, é o meu mundinho (isso do passar despercebida vai acabar um dia ahah). aqueles segundos em que eu sabia que estaria como pano de fundo, e sonhar que um dia pudesse estar no plano principal, souberam-me pela vida, fizeram valer todas as outras 11 horas de anhanço e seca desesperante.

e apesar de andar ali caída aos bocados a dormir em cima do Tiago nos tempos mortos em que não gravava nada, ainda deu para conhecer alguns dos outros figurantes, e, o mais interessante... ACTORES! sim, muito bom, sim! love celebretie's world. às 11h da manhã e a morrer de fome (e só serviam almoço às 12h) e a desesperar completamente porque ainda faltavam 9 horas para o dia acabar, resolvi ir falar com o Nuno Homem de Sá e o Pedro Teixeira, actores portugueses, que estavam os dois numa salinha aberta a ensaiarem uma cena qualquer que íam contracenar na novela 'Flor do Mar' (coisa mais horrorosa que já vi, mas enfim). antes de ir lá tive 45 minutos para me decidir se ía ou não - sempre ajudou a passar o tempo - nessas coisas sou um bocado tímida. mesmo assim ganhei coragem e fui lá perguntar-lhes que tal era a carreira e como é que eles começaram, porque eu própria queria começar. foram as pessoas mais simpáticas do mundo. já o mesmo não posso dizer da Mafalda Pinto, que é um bocado antipática e foi muito arrogante quando perguntei a mesma coisa. e de todos os actores em geral, que olham para o resto do mundo com um ar superior, género 'eu sou famosa, tu és uma figurantezinha'. irritante. se eu fosse actriz, dava-me com os figurantes e não me mostrava superior a eles, apesar de ser :P porque muitas vezes há cenas em conjunto até. enfim.

o dia todo nisto, mas tive uma vantagem: ter o Tiago. sim, por mais que se conversasse com outras pessoas que por lá andavam, ninguém tem tema de conversa para 12 horas, nem que toda a gente contasse a história da sua vida com detalhes (e isso aconteceu de certa forma lol). estar ali sentada com o Tiago, os dois a partilharmos uma seca descomunal, já foi mais fácil de suportar do que se estivesse sozinha. bendito seja o dia em que eu disse 'sabes, na 2ª feira vou inscrever-me na Plural' e depois expliquei-lhe o que era e ele disse 'ah, também gostava'.

cheguei a casa tarde e às 22h já estava a dormir em pé. mas ainda fui comer, e ver televisão e vim à net um bocadinho, de tão viciadona que sou!! no entanto, já não tinha energia para nada, muito menos para escrever no blog. e dei voltas e mais voltas e mais voltas, sou a miss das voltinhas em casa.

e, apesar das pequenas sestas de 10 minutos que fiz ao longo dia, muitas delas SENTADA deitada com a cabeça no ombro do Tiago (coitado, se fosse ele já não me aturava, mas ele tem esta qualidade que eu não tenho: paciência), consegui bater o meu antigo record das 24 horas seguidas acordada... e perfiz perto de uma média de 37 horas acordada. porque acordei às 14h de 2ª e só fui dormir (dormir a sério) às 2h30 de 4ª! dormi umas 12, 14 horas, e só me levantei porque acordei com fome... a exaustão era muita.

mas QUERO VOLTAR A REPETIR!! dias inteiros lá, 2ª casa!! :P

Lições que retirei disto tudo, foram, essencialmente:

nos dias de gravações, levar, SEMPRE: um batalhão de comida na mala; um maço inteiro de tabaco; um livro enorme para ler. tudo isso torna mais suportável as 11 horas ali passadas.


agora são os feriados (um já passou e foi quase todo a dormir, tinha de recuperar), são dias de aproveitar e de voltar em força ao estudo. mas a ver se desta vez é de dia, pois uma directa demora 6 meses a recuperar!

agora vou recuperar os sonos e o estudo, e 6ªfeira promete novamente, pois em princípio e FINALMENTE vou fazer o meu Book Fotográfico (já tenho fotógrafo, sítio, dinheiro, etecetera; só falta que nenhuma intempérie se atravesse no meu caminho); depois tenho aula de dança (yupyyy! o ponto alto da semana, para além do Equador no Domingo à noite), e à noite... FESTA DA ESPUMA!! sempre quis ir a uma, mas nunca tinham feito em Lisboa. Perfeito! vai ser um dia um tanto ou quanto interessante,han? don't wait for me awake :P

Muaah @

Obs.: o meu cérebro está em ponto-morto :P só me apetece dormir, nem na net me apetece estar, estou aqui há uma hora e já estou farta (e isso não é normal em mim LOL)

11 comentários:

B! disse...

Tirando a tal "seca" que descreveste até parece ser engraçado fazer esse tipo de trabalhos. Mas como é que se procede à inscrição para figurante e quanto é que se ganha ( se não for indiscrição :P) Dava-me muito jeito ter dinheiro para as minhas coisas!

beijinhos

Unknown disse...

Gostava de experimentar disso, um dia...

Carla disse...

Independentemente da seca parece que te divertiste !!!

Bj

Menina disse...

Tou com uma ponta de inveja, porque gostava muito de ter uma experiência desse género..mas aqui no Porto não há grande coisas bah =x

Boa sorte com o book!!!

beijinhos e bom feriado*

Menina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marta Inês disse...

O teu cerebro pode estar a dormir mas está numa grande agitação com isso tudo!
Também já fiz de figurante quando era pequena mas nãoa achei piada nenhuma aquilo.

beijinhos*

Albuquerque disse...

Agora imagina essas 12 horas que passas-te, mas sem mim e no dia a seguir, pensar que as 5 da manhã te estas a levantar de novo para mais umas 12horas assim passadas ;)
Eu torno é TUDO na minha vida, mais facil, apesar de isso te irritar :D ahah@

Foi um dia especial por estarMos juntos a passar por aquelas 12h, diferente pelo local e por aquilo que fomos contratados, o mundo da televisão :)
Não penso que foi uma seca, apenas aquilo poderia ter mais movimentação, algo mais para nos distrairmos.(para nós figurantes, pois os actores, têm textos a estudar e nós, temos que nos limitar a esperar)

Vale pela companhia,vale pela experiência, vale pelos actores e actrizes, apesar daquilo ser TVI xD

Ainda bem que valorizas a companhia que fizemos um ao outro, pois eu senti o mesmo :D
Foi tudo positivo, menos a parte de n haver distracções para os figurantes(termos que ser nós a levar coisas), portanto, valeu bem apena :D
Ahhh, eu por cheirar mal, vou receber mais ;) LOOOL

@ Amo-te

ANDARILHO disse...

Também nunca fui a uma festa da espuma e sempre pensei q seria giro.

Essa de te inscreveres para figurante e levares de seca essas horas todas é a minha cara. LOL

bjs

A♥ disse...

Nunca imaginei que tivessem de estar lá tantas horas!
Mas vale pela experiência, pelo dinheiro que ganhas e pelo contacto como mundo dos artistas =P
Big Kisses

Anónimo disse...

Vou te dar um conselho. Quando perguntares a alguém como é que começou e te responderem num casting. Não respondas com um sorriso "Ah então foi só sorte!". Sorte é ganhar o Euromilhões. Para ficar num casting é preciso um bocadinho mais, mas vais acabar por perceber isso com o tempo.
E já agora. Parabéns pelo blog. Escreves bem!

Olhos Dourados disse...

Bem, numa dessas é que não me apanhavam!