6 de outubro de 2009

' Às vezes pergunto-me,

e sou branca, ou preta. (se é que tal denominação é aceitável que num quer noutro caso).

um dia destes, pus-me a pensar em questões raciais, pelo simples facto de estar num autocarro da Vimeca (quando trabalhei em Agosto) e serem mais os pretos do que os brancos. aviso: vou utilizar a palavra 'preto', sim. para mim, chamar 'negro' é racista. chamem as coisas pelos nomes. se os caucasianos são 'brancos', os negros são 'pretos'.

e então, pus-me a pensar... que não me considero branca. mas também não me considero preta. e fiquei confusa.

quando andava na primária, era super gozada, porque os meus colegas eram todos copinhos de leite, e eu era mais morena. chamavam-me de 'preta' mesmo com a intenção de ofender. eu durante alguns anos sofri por isso, e depois quando ultrapassei, cheguei à conclusão de que, no fundo, tenho uma granda sorte, e muitas vantagens: tenho um tom de pele bonito e nunca apanho escaldões. NUNCA. nunca fico a pelar, mesmo que fique horas ao sol sem protector (o que não é nada saudável, eu sei). e só oiço gente a queixar-se disso. as pessoas perguntam-me muitas vezes se eu utilizo auto-bronzeador ou se fui imenso à praia este ano e eu respondo que não às duas coisas. este Verão, contam-se pelos dedos de uma mão as vezes que fui à praia e as vezes que fui, foi depois das 17h, quando o sol fica mais fraco. quando vou realmente à praia, durante alguns dias, aí sim, fico preta. e como tenho a mania de me deitar de barriga para baixo e adormecer ao sol, fico com as costas cor de chocolate de culinária xD não preciso de pôr base-bronzeadora (tipo aquele pó/blush que usam para ficarem com ar mais bronzeado), e nunca mas nunca pus auto-bronzeador. e esta questão sempre me foi indiferente, até perceber que é um bónus q eu tenho. há pessoas com pernas espectaculares, com rabos espectaculares, com corpos espectaculares, com caras fenomenais, e eu tenho um tom de pele giríssimo. eu gosto!

a verdade é que a minha família paterna é moçambicana. e a minha família materna é portuguesa. portanto, eu sou uma 'mistura'. tenho sangue moçambicano, herdei uma parte de cultura africana que até me agrada...
e adoro! :) adorava ir lá um dia, lol.


Muaah @


(isto é de não ter net em casa e de andar a ver muitos episódios dos The Simpsons. e do Family Guy. e de A Vida é Injusta (ou "Malcolm in the Middle"). e de "Everybody Loves Raymond". e de Eu, ela e o pai (ou "King of Queens"). pois é. isto de não ter net em casa... É SÓ SITCOMS. isto porque no outro dia estive a ver a final da Elite Model Look 2009 e fiquei assustada. se aqueles paus-de-virar-tripas são considerados bonitos, eu não sei o que é beleza verdadeira. foi uma das piores coisinhas que já vi na tv. é que nem quando ganharam, os miúdos sorriram. sempre com aquelas caras de 'eu sou muita boa, eu sou modelo, e já não como há uma semana e não sorrio'. e by the way, este post é obviamente programado).

ESTOU FARTA DE ESTAR SEM PORTÁTIL. farta de olhar para a tv. farta de arranjar à força qualquer coisa que fazer fora de casa,porque já não suporto estar em casa sem net... tenho tanto pra dizer, tantas coisas para contar... e só ponho para publicar post's que tenho escritos há séculos, porque é a única maneira de isto não ficar parado. para fazer trabalhos também me vejo aflita, sem pc... só de vez em quando.. tenho listas de músicas que quero ouvir, listas de mails que quero adicionar, listas de blogs que quero ler, listas de coisas que quero pesquisar no google (sou muito curiosa), listas de post's que quero escrever mas que não fazem sentido escrever daqui a não sei quanto tempo porque ficam desactualizados... ESTOU TÃO FARTA DISTO QUE SÓ ME APETECE GRITAR... QUERO UM PORTÁTIL COM NET EM CASA!!!!!!!!!!!!!!! quero sentar-me confortavelmente na cama com o portátil no colo, e ficar horas no vício, a passear pela blogosfera e pelo youtube e a rir-me sozinha, como nos bons velhos tempos. baah.

6 comentários:

S'Lia disse...

Digo-te desde já que moçambique é um pais lindo , quente é dificil de deixar este pais :P
Sou moçambicana ( apesar da parte materna ter muitas misturas ) nasci em moçambique e é onde vivo até hoje.
Mas para o ano secalhar vá estudar em Portugal .. se td correr bem ;)

Tenho muito gosto em ser negra ( ou preta hehehe ) , vejo pelo mesmo lado positivo que tu.. não apanho escaldões e nem me procupo com bronzeadores e etc..:)
As vezes aqui o termo "preto/a" é mesmo para ofender , nunca me importei com isso LOL , até no gozo as vezes entre amigos isso sai just for fun ;)

Eu não aguento ficar 1 dia sem Laptop, fico super nervosa..espero que consigas aguentar bem ;)

mwaah ( e desculpa o comment enormee hihi )

B! disse...

Para mim as pessoas racistas não merecem viver em sociedade! Quem não aceita as diferenças dos outros não merece mesmo respeito!

O curioso é que nunca te vi como pessoa escura mas sim muito morena xD Tens sorte, há muitas míudas que "matavam" para ter uma pela dessa cor!

E não pude deixar de reparar que somos viciadas em computadores e net xD Não és a única!

beijinhos

Contador de estórias disse...

As pessoas tendem sempre a criar estereótipos e a colocar barreiras entre as diferenças entre elas sejam elas a cor da pele ou outra qualquer.

ps. maristas foi o nome de colégio de meninos bem que me lembrei peço desculpa pelo meu erro.

Menina disse...

Não me importava nada de ser mais morena =P no inverno, épocas de exames, etc..fico tão branca e pálida que parece que estou sempre prestes a desmaiar lol

***

Olhos Dourados disse...

Bem, eu cá então sou o oposto de ti! Sou um copinho de leite mesmo!
As minhas primas têm todas cabelos loiros e olhos azuis ou verdes. O meu pai tem olhos azuis também, a minha mãe tem olhos de chocolate, eu acho que fiquei pelo meio termo nos olhos! lol. Mas sou mesmo muito branca e tenho algumas sardas, mais visiveis no verão quando apanho um bocadinho de sol. Mas pronto, até gosto de ser assim;)

Anónimo disse...

tu nem és branca nem preta, és bonita.