26 de março de 2010

' Da (suposta) Sinceridade .

Tenho que desabafar.


Detesto gente pessimista e crítica. Aquelas pessoas dramáticas que não conseguem viver num ambiente ou numa situação em que está tudo bem, têm de pegar em alguma coisinha, por mais mínima que seja, e implicar com ela até à exaustão.

Li, um dia desses num outro blog, um posting acerca da sinceridade e comentei que muitas pessoas confundem sinceridade com crítica barata, pouco construtiva, que se aproxima do julgamento…

Essas pessoas, muitas vezes perdem boas oportunidades para se estar calado. Porque uma coisa é ser sincero quando uma atitude nos perturba ou prejudica de alguma forma, e quando digo “de alguma forma”, quero dizer “de uma forma séria”. Outra coisa, é ter sempre que ter uma coisa pronta a sair, na ponta da língua, só para se afirmar. Como estar numa apresentação oral de um trabalho e só saber dizer “a cor do powerpoint não se vê nada”, “o gajo apresenta mesmo mal”, “que seca, eles não sabem dar dinamismo a uma apresentação oral”. Detesto esse tipo de comentáriozinhos que não trazem nada de bom nem de novo nem de construtivo. Muitas vezes também penso em coisas, mas calo-me, porque não vale a pena, só vai criar um mau ambiente desnecessário. com isto não digo que não critico. também eu critico, sim, criticamos todos. mas lá está. há criticas e há críticas. há as críticas construtivas e bem fundamentadas. e há as críticas que não servem para nada, são só mesmo para implicar, minhoquices.

Pior, são as pessoas que criticam… pelas costas. A essas pessoas, às vezes só me apetece dizer “devias ir para crítico de cinema”. É que, na cara das pessoas, são todas sorrisinhos. Depois, nas costas, só falam mal. Nem são coisas significativas. São coisinhas, mesmo coisinhas, diminutivo, nem chegam a coisas importantes, são coisinhas, merdinhas, insignificantes.Quem diz pelas costas, diz sem dar a cara. sem dar a cara, posso dar como exemplo os comentários anónimos aos blogues. já tinha visto comentários anónimos a achincalhar o blogger noutros blogs, a mim nunca tinha acontecido. de vez em quando lá recebo alguns anónimos, a dizer coisas idiotas, mas o mais estúpido que recebi foi mesmo queixarem-se porque eu escrevo "posting" em vez de "post", a dizer que não tenho hábitos de higiene porque não tomo banho de manhã ou porque lavo os dentes depois de comer... o que é que eu fiz? não respondi. apaguei.

e porquê? bem, a mim, já me chegaram a dizer que não me imponho. Que deixo que gozem com a minha cara. Que deixo muitas coisas passar em branco. Que ignoro (neste caso que apago comentários anónimos sem qualquer fundamento, pessoas que fazem julgamentos de carácter sem sequer dar a cara). Eu não acho que seja uma questão de não me impor ou até de me rebaixar. Não se trata sequer de ser dissimulada (porque não sou) e não ser sincera quando algo me chateia. A questão é que pouco me chateia. não gosto de dramas, detesto criar mau ambiente e se a crítica que a pessoa me faz não trouxer, a meu ver, nada de construtivo, eu não ligo. Não ligo mesmo. Há coisas que eu não posso deixar que me afectem, de tão pequenas que são. Pequenas coisas, de pequenas pessoas, pequenas em todo o sentido.

a essas pessoas:




Muaah @

12 comentários:

Alex Page disse...

pois... eu tbm lavo os dentes depois de comer e não antes o.O
sim... este post foi bom! e é vdd... que necessidade que as pessoas têem de criticar coisas quando não vale a pena. eu quando critico é mesmo porque quero "ajudar" a pessoa a fazer melhor. quando não vejo possibilidade de melhorar então calo-me

Anónimo disse...

eu só sei que o ultimo parágrafo e a última frase não começam com uma palavra em maiúscula na primeira letra da mesma.

acho mesmo muito mal ...

Eheh ( just kidding )

by DASF

Helena disse...

Não ligues a essas coisas... É gente que precisava de arranjar o que fazer...

Beijinhos

Helena

Botas disse...

Esses pessoas nunca têm mais nada para fazer, não ligues.

=p

<3

Anónimo disse...

Percebo perfeitamente o que queres dizer com este texto e quantos já me senti numa situação dessas.Sou apologista que se não tem nada de bom para dizer sobre uma determinada situação ou pessoa, mas vale estar calado.Mas contudo há de facto criticas construtivas, e acho que uma pessoa que tenha um blog de caracter intimista como teu, esta sujeita ter pessoas totalmente desconhecidas a comentarem.E devo confessar que tb fiquei completamente intrigada com o facto de não tomares banho de manha e ninguem ter comentado sobre a esse respeito (agora já sei que apagas).Desculpa, não estou só a falar por falar, mas acho isto um pessimo habito de higiene, em espirito de critica construtiva , acho que tens que fazer algo quanto a isso pela tua saude.
Desculpa se estou a ser intrometida, mas é aminha opniao sincera.
Assino em anónimo pk não sou da blogoesfera.Acho que não interessa. Mas estou ao dispor para qualquer coisa.
Andreia

Andreia disse...

Omg, n sei se ria ou se chore..o pensamento que me ocorre em relação aos coments sobre a tua hora de banho é : WTF?(desculpa*) o que é que as pessoas têm de criticar a hora a qu tomas banho, pelo amor de deus!!!agora há uma hora certa pa se tomr banho? ou isso ou somos pessoas com falta de higiene?Santa paciência!Eu tomo banho praticamente todos os dias e nunca de manhã, é conforme o meu dia..mas sinceramente sabe muito melhor tomar antes de ir para a cama do que de manha que está frio :S E tambem lavo os dentes sempre depois das refeições( nem nunca ouvi falar disso de lavar antes :S) Enfim..deves ter uma paciência para ler estas coisas, lol

Quanto ao post em si, apoiadissima! O tipo de criticas ridiculas que algumas pessoas fazem não têm sentido nenhum, e no fundo em vez de nos ajudarem,só estão a piorar a situação e deixar-nos mais nervosas.C'est la vie ..

Tens um belo blog, lá isso nimguem pode negar ;D

' Claudjinha disse...

Andreia,

obrigada pelo comentário e pela crítica construtiva. a tua, sim, é construtiva, daí não apagar. o anónimo (que nem sequer assinou) do outro comentário chamou-me de PORCA, e isso é diferente, isso não é construtivo. não sendo o ponto central da questão, eu tomo banho todos os dias, mas prefiro tomar à noite, e se quisermos colocar as coisas em termos de hábitos de higiene, acho que ir para a cama, à noite, completamente suja, de ter andado em transportes públicos, de me ter sentado em cafés, em auditórios, de ter estado em sítios onde não sei quem já esteve, isso sim, ir com essa sujeira toda em cima de mim para a cama faz-me mais confusão do que acordar, de manhã, e saber que estou limpa do banho que tomei na noite anterior antes de ir dormir, porque a minha cama não está suja, porque mudo os lençóis com frequência. agora tomar banho à noite vs. tomar banho de manhã é uma coisa que cada um faz como quer e se sente melhor, a questão aqui é a das críticas. e, para mim, não me afecta que pessoas identificadas digam "deve tomar-se banho de manhã", ou "devias lavar os dentes antes de comer e não depois", se essa pessoa der a cara e apresentar argumentos bem fundamentados. não é um anónimo qualquer que tem o direito de dizer "porca, és uma porca porque não tomas banho de manhã", isso aí nem merece resposta minha =P

Mas obrigada na msma Andreia :)

(ah, e eu não tenho por hábito apagar comentários. fora o "spam" e isso, só os anónimos que me vêm achincalhar, e por acaso foi a primeira situação do género que aconteceu neste blog!)

Anónimo disse...

Humm Ok.
E obrigada o facto de teres respondido ao comentario. Espero não ter ofendido mas foi realmente curiso, é sempre bom conhecer os habitos de outras pessoas (mesmo que sejam em coisas insignificantes como estas), porque nos faz questionar porque fizemos uma coisa em detrimento de outra.Em relação a este assunto para mim foi curioso, porque jamais consegueria passar o dia sem lavar me pelo menos(bidé) para mudar de roupa interior e sempre pensei que todo o mundo fazia isto. e claro que tambem tomo banho a noite(o mais importante).Mas isto sou eu. secalhar sou eu a estranha, com os meus 2 banhos diarios..
de qualquer maneira obrigada pela resposta.
Andreia

' Claudjinha disse...

Andreia,não és estranha por tomares 2 banhos diários, nem eu sou "porca" por tomar um banho diário à noite, cada um com os seus hábitos ;)

Obrigada e volta sempre*

Anónimo disse...

Deves estar a falar do post do meu blog, right? Vê uma coisa, estás a confundir sinceridade com critica barata - uma coisa não implica a outra.
Eu sou sincera e não me ponho a criticar as pessoas.
Mas isso já tu sabes x)

Por isso, não uses os dois conceitos como sendo sinonimos. São coisas totalmente diferentes :)

Beijo*

Olhos Dourados disse...

E fazes tu muito bem. Para quê dar importância a quem não a merece?

_+*Ælitis*+_ disse...

Sou como. Efeito estufa. Acumulo, acumulo e acumulo, sempre no silencio. Sou, na volta, uma parvalhona :)

A Elite