22 de abril de 2010

' MULHER XL. Eu sabia que o dia ia chegar.

O VÍDEO JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NO SITE DA SIC




Eu sabia que este dia ia chegar. Começámos simples "anónimas" e pequeninas, mas aos poucos vamos conquistando terreno na área que queremos. Para quem não está por dentro do assunto, a Lane encontrou o meu blog ao procurar por "moda plus-size", pois eu já tinha escrito sobre isso. na altura queria ser modelo e tal... e estava revoltada por a indústria de moda ser constituída por modelos demasiado escazeladas, porque eu era "gordinha", estava longe de ter as medidas ideais, as agências diziam-me que tinha de perder 20 kilos para pesar 50, coisa que não queria, para além de não conseguir, com 1m70 e 50 kg ficava tão mal... ainda assim andei uns tempos a fazer dietas, a obrigar-me a fazer exercício, a fazer-me "passar fome", passava os dias a contar calorias, calorias para aqui, calorias para ali, vivia literalmente PRESA a isso, e ficava decepcionada comigo mesma se não conseguisse... sempre triste, extremamente desmotivada e triste... até que cheguei à conclusão que era tudo desnecessário, que mais valia ser "cheiinha" (o que até nem acho que sou, porque acho que estou bem como estou e não quero emagrecer nem uma grama) mas aceitar-me e viver de bem com isso do que ser super magra e estar sempre deprimida! por isso desisti, da ideia de ser modelo, da ideia de emagrecer, apostei mais em aceitar-me e, de facto, consegui, porque hoje estou bem satisfeita com o meu corpo e não tenho problemas nenhuns em comer uma fatia de bolo de chocolate quando me apetece, sem contar as calorias que tem e sem ir dormir a pensar que "amanhã tenho de ir queimá-las". com isto não critico as pessoas que vivem desta forma. não critico... mas não compreendo. e para mim, definitivamente, não dá. e sim, sou saudável!

muito resumidamente, essa ideia desapareceu-me, aos poucos e poucos comecei a ficar mais interessada em ajudar a desenvolver esta indústria (que acredito ter muito a explorar) em Portugal, por "detrás" da cena, não tanto em frente à câmara mas mais em toda a logística que está por detrás. e como as grandes caminhadas começam com pequenos passos, eu e a Lane iniciámos o nosso blog Mulher XL, ao início só com pesquisas, estudos, testemunhos, modelos plus-size, enfim, matéria sobre o tema... pois eis que as coisas começam a evoluir. demorou 1 ano e meio, sim (desde que escrevi aquele posting que a Lane encontrou, era tão pita, god), tardou mas chegou!

esta 3ª feira, a Lane mandou-me uma mensagem que mudou TUDO. depois, cheguei a casa e tinha este e-mail na minha caixa de entrada:

Olá, bom dia...

Estou a escrever-lhe porque preciso de uma ajuda, urgente.

Vi que escreve no blog Mulher XL e, a sua postura, como a das restantes colaboradoras, encaixa mesmo naquilo que procuro.

Como deve depreender, sou jornalista deste programa das manhãs da SIC, apresentado pela Rita Ferro Rodrigues e pelo Francisco Menezes, e na próxima quinta-feira gostaríamos de iniciar um segmento, ao estilo Tyra Banks, onde pretendemos mostrar a beleza das mulheres mais "cheinhas".

Fico a aguardar a sua ajuda.

Até breve!

para o programa que passou hoje na SIC, "companhias da manhã", a tal loja plus-size de Portimão, a Kurokai, foi "convidada"para um desfile, para algumas modelos desfilarem com as roupas (giríssimas) da marca. as modelos tinham de estar acima do número 44, mas eu sou "apenas" um 40, por isso não pude desfilar, mas não me importei (agora estou decidida a aumentar para 42, para poder ser modelo da marca, a Célia - responsável da marca - disse-me que se fosse um 42 já podia desfilar). a Lane desfilou e fiquei super orgulhosa dela. aliás, fiquei super orgulhosa de todas porque estavam lindíssimas e correu tudo super bem. para além disso, conheci gente fantástica. gente que nos pode ajudar no meio. como a SIC, que nos quer apoiar neste projecto e iniciar uma rubrica periódica (só não sabemos com que frequência) para o programa, sobre este tema. sinceramente, estar nos "bastidores" foi mais do que eu alguma vez esperei, adorei estar lá atrás, dar-lhes força antes delas entrarem, dizer-lhes que elas estavam lindas, porque estavam!. eles pediram a nossa ajuda, porque pensam que este é um tema que merece ser explorado em Portugal, como já foi em tantos países, e eu não podia concordar mais. é como a Célia disse: roupas para pessoas REAIS em Portugal foi como tapar um buraco gigante no mercado da moda.  possivelmente estaremos a falar em directo num futuro programa.

eu, Lane, Rita Ferro e Célia da Kurokai

modelos da Kurokai e eu ali pelo meio xD

quanto ao resto, já temos tudo delineado: se tudo correr como planeado, o objectivo final a médio prazo, acontecerá em Julho: o dia do Modelo Plus-Size em Portugal (desfile e sessão fotográfica com um conjunto de meninas plus-size), evento que no Brasil já acontece periodicamente. depois disto tudo, ainda queríamos organizar o evento: a Gordinha mais linda de Portugal. e, com a ajuda da Célia, abrir lojas Kurokai em Lisboa  e no Porto, já que só existe uma loja de franchising em Portimão (a original é em Barcelona).

posto isto, só tenho a dizer: NUNCA PENSEI QUE ESTE DIA IRIA CHEGAR. sinto que é um ponto de viragem, e muito bom. o dia em que a Lane encontrou o meu blog e me contactou, foi dos melhores dias de sempre. sinto que estou a alcançar um objectivo a que me propus há muito, uma "causa" (talvez não tão nobre, mas com a sua validade) em que sempre acreditei... sozinha nunca conseguiria!

estado em que se encontra esta blogger: (MUITO) PRÓXIMA DA AUTO-REALIZAÇÃO e (muito) ORGULHOSA. e muito feliz porque a vida lhe tem proporcionado oportunidades únicas... que não quero nem posso deixar escapar! sou determinada e quando quero uma coisa, vou até ao fim.

Muaah @

apesar de eu me fartar de colocar links para lá, não deixem de visitar o nosso blog: www.bigbeautifulgirls4.blogspot.com 
quando tivermos as fotos e vídeo do programa, colocamos lá. 

16 comentários:

Mi disse...

Eu vi o programa :) As modelos estavam giríssimas e acho importante que, de facto, criem um espaço na tv para divulgar a moda plus size.
Ainda assim, há uma coisa que me faz confusão. Para ser modelo "normal" tens que vestir menos do que 36, para ser modelo plus-size tens que vestir mais de 42. Então e as pessoas que vestem entre 36 e 42?! Acho que também fazem parte das "mulheres reais".
kiss

Marta Inês disse...

Estas inchadissima de orgulho! Ve-se a milhas de distacia :)
Só quero que isso continue, sim? Sigo o blog desde do inicio e estou a gostar dos resultados.

Beijinhos*

Alex Page disse...

Estou muito feliz por tu estares tão feliz com isto :] Acredito em ti [e quando estiveres lá nos bastidores perguntas, se eles precisam de alguem para cantar no programa... e depois eu vou tbm cantar po desfile :P]

Jo disse...

sao as melhores!!! olha, quando andares aí a pousar de Fatima Lopes (ou Fiona, quiçá) não te esqueças que eu tou contigo desde o inicio ta? ahaha brincadeirinha. mas olha, eu visto o 42. ahaha brincadeirinha outra vez. tas quase nos 20 :D :P

Jo disse...

ah merde, esqueci-me do mais importante. nao vi o programa pq adormeci, mas tinha o despertador pras 11 :( vou espreitar se ja ha videos no site da sic..

ana s. disse...

eu fico tão feliz com essas isso tudo :) (também sou uma plus-size)
o que era de valor era mesmo abrir euma loja Kurokai em Lisboa, estive a ver algumas coisinhas no site e há lá umas tão lindaaaas, god!
btw, não vi o programa porque só vi os post's a anunciar à tarde :/ bah, too late.. se conseguires arranjar alguem que tenha gravado, show me ;)
kiss*

Anónimo disse...

Parabéns por estares a concretizar esse projecto! Vê-se que estás eufórica (pela positiva, sem caganças) com esse acontecimento...
Espero sinceramente que o projecto continue a ter pernas para andar e que concretizes em pleno tudo o que desejas nessa área :)

Beijinho, e mais uma vez Parabéns ;)
Vasco**

Olhos Dourados disse...

Sim, eu também acho que deve haver lugar para todos os tamanhos nessa industria, porque mulheres reais há em todos os tamanhos, e não só magras!

' Claudjinha disse...

Mi --> com 38 ainda podes ser modelo convencional. a partir do 40 já se pode ser plus-size, mas não havia roupas desse numero para mim... depois, claro, trata-se da distribuição do peso. há pessoas q vestem o mesmo q eu mas parecem mais gordas (por serem mais baixas,por exemplo) ou mais magras. ;) no fundo, tem mais a ver com medidas do que com tamanhos de roupa.

Anónimo disse...

Muitos parabens, mas claudia não engordes de prepósito, nao é nada bom para a tua saude pah lol

B! disse...

Parabéns pelo sucesso! Espero que consigam concretizar todos os vosssos planos!

beijinhos

Anónimo disse...

olha eu posso ser modelo, gasto o 44 xD
não, agora é o 42....

e sobre o meu post... eu fico preocupada porque ingiro em menos de 1 hora o mesmo que ingiro num dia inteiro. e são calorias vazias, sem qq interesse para o teu corpo. e eu engordei 20 kilos em 4 meses, por andar só a comer porcarias. É normal que fique frustrada por comer 1500 calorias em doces. E se eu andasse sempre a contar calorias já sabia isto a muito

Joana Avi-Lorie disse...

Estou super orgulhosa miuda!! Nao vi o programa porque nao tenho tido tempo nenhum pa ver televisao mas muitos parabens a todas e um grande beijinhooo

Botas disse...

Orgulho em ti baby

<3

Anónimo disse...

ola isto tudo é o maximo,como posso participar,em ser modelo só por um dia.
Tenho muito vontade de sentir essa adrenelina,sou Vera tenho 1,73 sou de origem africana,e sou gordinha email veraoliveira_77hotmail.com,bjos

' Claudjinha disse...

Vera --> vieste ao blog errado, tens de ir aqui: http://bigbeautifulgirls4.blogspot.com/
lá tem tudo o que precisas saber
bjs