18 de abril de 2010

' Que tal traduzires isso para Euros?


O Euro entrou em vigor a 1999. Eu tinha 9 anos e estava praticamente a aprender a fazer contas. Ou seja, comecei logo a fazê-las com o Euro. Não me lembro de quase nada do Escudo. a única coisa que eu sei é que 5 euros são "1000 escudos". de resto...

por isso não percebo. há 11 anos - friso, 11 ANOS - que o Euro está em vigor. ainda não tiveram tempo para se adaptarem? é uma das coisas que ainda não consegui entender neste complexo país... pessoas não muito mais velhas que eu que ainda falam em CONTOS?

aposto que só em Portugal isso acontece. aposto que nos outros países já não se fala na moeda antiga. TINHA QUE ser assim aqui.

comigo, não vale a pena. aprendi a fazer contas com euros e dizerem-me "é 20 e tal contos" para mim é igual a falar chinês. "traduz isso para euros". porque é que eu é que tenho de andar a fazer contas de conversão?!

EVOLUAM!

(só perdoo à minha avó ainda falar em Escudos e Contos. é como a história das hambúrgueres).

Muaah @

Correcção de erro: o Euro entrou em vigor em 2002, mas a ideia é a mesma. 

hoje diverti-me imenso a criar grupos "estúpidos"(*) no facebook e a aderir a outros 146... ok, tenho, definitivamente, de fazer uma rehab de face... dantes eram os quizzs, agora são os grupos... 
e, at last but not at least

11 comentários:

Lane Ferreira disse...

Eu tbm, olha que estou aqui ha 4 anos e não entendo!!!
Se a moeda oficial é o euro pq falar em escudos!??!?!
Qdo eu cheguei ficanva imaginando: isso em Reais é "X", mas só penso pra mim..
claro que eu sei qto vale 20 e tal contos.. mas sempre pergunto: em Euros eh?!
Mesmo que estejam a falar em milhoes tem que fazer as contas em escudos.. não axo normal!!!
bjinhos

Anónimo disse...

O melhor grupo continua a ser "um dia hei de entrar num taxi e dizer "SIGA AQUELE CARRO!" " AHAHA! E hei-de fazer isso mesmo XD

Em relação ao Euro, não podia estar mais de acordo! Odeio quando se põe "ahh então x euros são y escudos xii é mesmo caroo blabla".
Really?
Não percebem logo se é caro ou barato? Eu já nem tenho noção do valor do escudo. E agora aquele anúncio maravilhoso do pingo doce (?!) "tem saudades do escudo..." -.-'

Evoluam. Sem dúvida!

Anónimo disse...

É sempre uma boa forma de desculpar a preguiça e evitar fazer contas


eheh

Anónimo disse...

...o euro entrou em vigor em 2002 ;)

Verinha disse...

Eu já era grandinha quando o euro começou a circular, e já penso tudo em euros. Só quando tenho de me mentalizar que não posso comprar algo porque é caro é que penso em contos! lol
É que em contos para mim tem um impacto maior, tipo 10€ não é nada, mas se eu pensar que 10€ são 2 contos, é bué! lolol
Com 2 contos eu comprava bué cenas!! Eu lembro-me de comprar claças a 2 e 3 contos (10€ 15€)!

Sabes o remédio infalivel para nunca teres vontade de fazer xixi quando está quase a adormecer? "Obriga-te" a fazer xixi antes de te deitares, mesmo que não tenhas vontade, assim nunca te levantas a meio da noite para ir à casa de banho nem nada, a não ser que tenhas bebido um barril de cerveja antes de te deitares lolol

Bjks***

S* disse...

Para os novos é fácil, mas para os mais velhos é muiiiito difícil adaptarem-se.

Ana Catarino disse...

Eu tinha 14/15 anos, já fazia compras em escudos. Lembro-me de levar 500 escudos (2.5€) pa semana toda e ainda sobrar, lembro-me de comprar xupas ácidos a 5 escudos (este valor nem sequer há em euros). Adaptei-me depressa, mas lembro-me que as coisas pareciam muito mais à "mão de semear" do que quando apareceu o euro. Que uma refeição em vez de 50 escudos no refeitório passou a ser 1€ (200escudos). Acho que as pessoas ainda falam porque era uma moeda que parecia "durar" mais, pelo menos do que me lembro e do que me dizem. Enfim... Ainda me lembro de me oferecerem a minha aparelhagem que custou 60 contos (acho que neste caso não tem lógica falar em euros), e apesar de ser já um valor alto na altura, hoje em dia dar 300 euros custa-nos muito mais! :)

Beijinho **

Olhos Dourados disse...

Apesar de ser mais velha do que tu, para mim também não faz muito sentido falarem em escudos, não tenho muita noção.

Botas disse...

Viciada a criar grupos.xD

<3

Alex Page disse...

Na Alemanha tbm ainda falam da Deutsche Mark. Eu quando trabalhei num supermercado ate havia pessoas que não diziam Euros, mas sim "Mark".

... realmente estava a achar estranho estares a dizer que o euro entrou em 1999 XD

Vida de Praia disse...

Já comeste laranjas à noite, mas aposto que não bebeste leite depois (essa é uma daquelas ideias da minha mãe; mas eu cá misturo tudo a toda a hora e nunca me aconteceu nada, he he he ;-D)