5 de junho de 2010

' Pensamento destes últimos dias / coisas lindas da Psicologia.




Não entendo como estou rodeada de pessoas com tendências depressivas, que volta e meia estão deprimidas e ai-que-a-minha-vida-é-uma-merda-e-ninguém-gosta-de-mim, e eu ser uma pessoa tão anti-depressiva (não no sentido de ser contra a depressão mas no sentido de não ter o mínimo de tendências). quer dizer, volta e meia vejo pessoas que me parece (ou até admitem perante mim) que estão a passar por depressões, "mesmo que não pareça" (o que às vezes parece), e esta "volta e meia" é muito frequente e de pessoas que até me são bem próximas. mas depressão é algo que eu acho que nunca experienciei verdadeiramente e por isso, por mais que me expliquem como é, por mais que eu leia em blogs de pessoas que partilham experiências de quando estiveram deprimidas, por mais que eu leia ou pesquise (como boa estudante de psicologia que sou, já pesquisei tanto sobre o tema depressão), não consigo entender. tive uma má fase na adolescência, sim, lá pelos 14 anos, à qual chamava "depressão", mas acho que nunca chegou a isso. acho que nunca na vida estive deprimida. triste? sim. decepcionada? sim. desiludida? sim. mas deprimida, pelos sintomas descritos, acho que nunca. por isso nunca sei o que dizer ou como reagir quando me dizem que estão a passar por uma depressão, nem o "eu percebo, eu entendo, eu imagino" eu posso dizer, porque não percebo, não entendo e nem sequer imagino. nunca tive depressão nem ataques de ansiedade nem de pânico. não quer dizer que seja insensível, um coração de pedra, fria. sim, já passei dias e dias em casa, a fazer nada, a só ver televisão ou nem isso. sim, já passei dias e dias em casa por estar triste. em baixo. em baixo,só! mas deprimida, não. e até passar por isso, não entendo as pessoas que deixam de viver por estarem deprimidas. não entendo. chamem-me inexperiente, eu sei. eu sei que sim. tenho de passar por isso uma vez na vida, no mínimo para entender, non? mas tinha de me acontecer algo mesmo MUITO MAU. porque já tive más experiências, sim, por muito incrível que pareça já sofri bastante em todas as áreas da minha vida (pessoal, familiar, amorosa, profissional/escolar) e nunca foi motivo para ficar deprimida (e sei de pessoas que ficaram por bem menos do que eu, por motivos e problemas menores).


ando muito virada para estas questões psicológicas, é o que dá andar a estudar todos os dias... LOL (*morte lenta e dolorosa*). no outro dia fui procurar a explicação científica para déjà-vu e pesquisei bastante. tem a ver com a informação que vai para a memória antes do consciente, ou seja, antes de vivermos determinado acontecimento conscientemente, ele já foi armazenado na nossa memória a longo-prazo, o que causa a sensação de que já vivemos aquilo anteriormente. é uma disfunção cerebral, como um curto-cicuito. estou sempre a tê-los. essa treta de serem vidas passadas não cola comigo. sou uma pessoa espiritual mas dou muito valor à ciência e aos factos provados. e psicologia é lindo. encontra explicações para as coisas mais corriqueiras da vida e do dia-a-dia.

Muaah @

5 comentários:

Alex Page disse...

Ainda bem que nunca tiveste uma depressão. Nem é uma coisa que deves crer, pois é hórrivel. Não sei se já passei por uma ou se foram apenas "maus momentos", mas ninguem gosta de sofrer. Muito menos ter uma depressão, que queremos ou não... faz com que nós deixamos de viver.

Menina disse...

Ninguém quer estar deprimido..é um conjunto de factores que leva a isso e, muitas vezes, quem está de fora não percebe porquê (e isso pode ser muito injusto). Eu acho que nunca tive uma depressão profunda, mas já tive fases muito más e bastante depressivas. Uma delas não esteve muito longe..baste pensar no meu verão passado com a morte de 2 pessoas muito importantes para mim, mais o facto do meu ex-namorado ter tado metade do mês de agosto enfiado num hospital. Só não fiquei pior, porque tive muito apoio dos meus pais..(isso foi essencial).

Mas percebo o que queres dizer..há pessoas que parece que ficam logo deprimidas por uma coisa "leve", mas como nunca conhecemos uma pessoa a 100%, não temos a certeza se não há outras coisas escodidas a correr mal.

ps: também ADORO estas coisas psicológicas =) Ando sempre a pesquisar lol E também tenho imensos déjà-vu e de vez em quando é muitooo estranho, porque eu tenho quase a certeza que já vivi aquele momento anteriormente.

beijinho*

Mi disse...

Também nunca passei por uma depressão, mas é claro que já estive em baixo, como dizes. Mas também acho que há pessoas que usam a palavra depressão com muita leviandade, e, no fundo, estão apenas em baixo, como nós também já estivemos.
kiss

Rafaela Rolhas disse...

Agree ! E viva a Psicologia... NOT --'

Rafaela Rolhas disse...

Acho o teu blog tao, mas tao giro qe ja ta na mh lista de links no meu blog. Amei e foi a primira vez com qe me deparei com ele :D