13 de dezembro de 2010

' Das pessoas que não sabem ouvir "não".

Não é não.



Antigamente (não assim há tanto tempo atrás), eu era extremamente permissiva. não por me deixar pisar ou por deixar que fizessem de mim o que queriam, mas sim porque de facto havia coisas que não me afectavam. as pessoas podiam mexer nas minhas cenas, eu não me importava. podiam mexer no meu pc, na minha mala, no meu estojo, no meu caderno. sempre emprestei as minhas cenas a tal ponto que as pessoas mais próximas de mim já sabiam que nem era preciso perguntar, simplesmente usavam e pronto. e eu não ficava chateada.

habituaram-se a que eu dissesse sempre que "sim". 

isso mudou desde que tive de formatar o meu pc porque deixava que o povo mexesse nele. todo o mundo vinha aqui, ia onde queria, descarregava o que queria, e o meu pc ficou tão fodido que tive que o formatar e perdi TUDO o que tinha. resultado: deixei de deixar que as pessoas viessem ao pc. e sim, claro que todo o mundo disse "não fui eu", "eu só descarreguei coisas de sites seguros" bla bla bla. tudo bem, eu acredito. mas a questão não é essa. a questão é que argumentos não batem factos. e o facto é que, sempre que vinha alguém ao meu pc, aparecia uma janela misteriosa de um qualquer programa que eu não tinha descarregado. eu, que nem filmes nem séries nem nada disso descarrego. por isso, pronto. criei a "regra". ninguém mais mexe no meu pc. PONTO FINAL. fosse quem fosse e fosse para ir onde fosse. nem que fosse só ao facebook, que sei que é inofensivo. ninguém, sem ser eu. nem o bruno. e não há pessoas especiais nem excepções à regra, nem divas que têm mais direito que os outros. se uns não podem, os outros não podem também. não é por uma questão de ir "só" ao facebook ou não. é uma questão de aprenderem a respeitar o meu "não" SEM AMUAR. (o que não está a acontecer com certas pessoas). é uma questão de respeito.

ao "arrasto" disso veio a minha imposição em relação a outras coisas. quer seja mexerem nas minhas coisas sem autorização, seja pedirem-me para fazer algo e eu dizer que "não" e ainda insistirem e insistirem, até eu ter que mandar um berro "NÃO, JÁ DISSE QUE NÃO (e não tenho que dar justificações nem satisfações)" e ficarem amuados comigo.

quem diz portátil, diz pedirem-me para eu levar umas tendas para emprestar não sei a quem e eu dizer que "Não, porque o interesse é teu, se quiseres vai buscá-las porque eu hoje já vim carregada o suficiente" e ficarem amuados porque eu não fiz a vontade. ou dizerem "empresta o teu portátil para fazermos o exercício de grupo na aula" e eu dizer que "Não porque não quero um grupo de 7 pessoas a mexerem no meu pc e ele aos trambolhões pela mesa", ou eu dizer "NÃO ponhas os ténis em cima da cama" (porque se há coisa que me irrita extremamente é ter a cama suja) e amuarem porque não há problema se fizerem isso em casa deles e porque eu é que tenho a mania das limpezas. não me interessa. mi casa es tu casa, mas tem os seus limites. e NÃO É NÃO. mas pior do que não aceitarem um "Não" ou ficarem amuadas, é questionarem o porquê de eu dizer que não. quando eu justifico o porquê de dizer que não, têm que me contra-justificar. mas porquê, porra? se eu digo que não é não. não tentem arranjar desculpas para eu ceder. desculpas do género "mas eu saco sempre deste site, não faz mal se sacares também". eu não vou sacar desse site só porque não sei quem saca desse site. ponto final. quanto mais fizerem isso, pior é. se eu for a casa de alguém e me pedirem para NÃO fazer certas e determinadas coisas, eu não faço e ponto final. posso não compreender mas não vou perguntar porquê, nem vou dizer que "isso é estúpido" quando dizem o porquê, ou ter aquela atitudezinha condescendente de "está bem, tu é que sabes". because you know what? sim, eu é que sei.

basicamente, o que eu criei foi um círculo de pessoas próximas mal habituadas. (criei um monstro,lol). como aqueles pais que sempre dizem "sim" aos filhos, até um dia que têm que dizer que "não" e eles ficam amuados.

parte da culpa foi minha, sim, sempre deixei que mexessem em tudo muitas vezes sem terem que pedir. agora, se ouvem um "Não" de mim ficam logo amuados.

pois que fiquem. a Cláudia passiva morreu. vou começar a impor-me naquilo que for necessário. vou corrigir o meu erro de ser sempre tão boazinha. os bonzinhos lixam-se sempre. se for preciso mandar berros a dizer que "Não", mando!!

e tenho dito. (e se esta carapuça servir a alguém que saiba do que eu estou a falar, well...)

Muaah @

3 comentários:

Salsa disse...

File Scavenger
um programa minusculo mas que faz maravilhas, se o usares iras ver coisas que nem te lembras que já tiveste.

Botas disse...

Porque afinal de contas, ninguém é mesmo ninguém.=p

<3

Olhos Dourados disse...

E bem!