28 de janeiro de 2011

' Resumo do 1º semestre (e das últimas semanas):


pouco estudo, notas de merda, média de 14.6 quando queria uma de 16... não me posso queixar, também não me esforcei muito quando chegou a hora de estudar para os exames.

pouca motivação, sentimento de inutilidade, vontade de desistir. hoje faltei a um exame, que já era de 2ª fase, (e já tinha faltado à 1ª) porque não peguei em absolutamente nada para estudar. sou assim. quando não há motivação, não faço nada! sempre deixei 1 cadeira por semestre para trás. tenho esta mania. nunca percebi porquê:

tenho dias melhores - em que me sinto capaz de conquistar o mundo e estou mesmo determinada a mudar a minha vida - e dias piores - em que me sinto uma inútil, insignificante, que não acrescento nada à sociedade... sentimento optimista intercalado com niilista e destrutivista (acabei de inventar o último), demasiado consciente da transitoriedade da vida e, logo, chegando à conclusão que não vale a pena levar a vida e as preocupações tão a sério. esta conclusão não me trás tranquilidade, trás-me angústia.

o meu mal é que tenho tido demasiado tempo livre. há muito tempo - muito, tipo 2 anos - que não tinha tanto tempo livre. tinha, de tempos a tempos, 1 semana em que não tinha nada de especial para fazer. se não estava em aulas, estava a trabalhar. depois, sempre tinha o Mulher XL, houve uns meses que nos mantinha tão ocupadas que todas as semanas a Lane estava em minha casa, e todas as semanas estávamos no estúdio da SIC ou da TVI ou na Antena 3. tinha uma vida social muitissimo mais activa, porque tinha dinheiro.

agora, que estou praticamente na sarjeta e que o valor da minha conta bancária não me permite levantar sequer 10 euros, a minha vida social e todas as outras coisas que eu gostava de fazer sofreram graves cortes. a minha vida social resume-se à Vera, ao Alex - que têm de vir cá, porque para sair gasto sempre dinheiro - e ao Bruno, que cada vez fica cá por mais tempo seguido, e que me custa quando ele se vai embora, sinto-me terrivelmente sozinha.

e todo o mundo sabe o que acontece quando uma pessoa tem demasiado tempo livre: pensa em coisas que não devia, então eu, que tenho esta tendência horrorosa para me questionar de tudo à minha volta, da existência de todas as coisas e seres, até do meu cão, que faz o favor de me ir acordar sempre que eu adormeço por mais que duas horas no sofá. penso demasiado, o meu mal é esse, pensar demasiado, e ter demasiado tempo livre. (ao início soube-me bem, pus os filmes, as séries e os blogs em dia, 2 ou 3 dias depois já me cansava de nada fazer).

esta semana li de empreitada "O Homem Duplicado" de José Saramago. não há palavras para descrever a genialidade deste homem! aliás, há muitas...sublinhei o livro todo. fez-me bem! é alimento para o meu cérebro. ao menos isso. aproveito o tempo de sobra que tenho para ler os livros que estão em lista de espera. se bem que, depois de ler Saramago, pelo menos nas semanas subsequentes, tudo o resto me parece demasiado pobre. sou daquele tipo de pessoa que fica meses sem ler um capítulo completo, que saltita de livro em livro para dar uma vista de olhos, acabando depois por me prender no melhor e ler tudo de seguida, por não gostar de deixar capítulos a meio mas o livro ser tão bom que me apetece logo ler o próximo.

os dias vão-se passando, eu vou a entrevistas de trabalho para part-time - uma vez que bolsa, abono e ajudas da minha mãe foram igualmente cortadas - fico à espera que me chamem, espero sentada. o ideal para mim seria cenas administrativas, adoro papéis, organizar, arquivar, escrever, sentir o papel nas mãos, e tudo o mais, mas só me chamam para merdas de call-centers. eu detesto falar ao telefone. mas tem de ser. quem não caça com cão caça com gato e eu não estou, definitivamente, em posição de ser esquisita com as funções ou com os horários. nunca pensei dizer isto, mas mal posso esperar que comecem as aulas e me chamem para um part-time. quanto mais preenchido o meu dia estiver, melhor. depois queixo-me que estou cansada, que não tenho tempo para mais nada, mas prefiro mil vezes assim.

o Bruno diz: o tempo passa, passa, e não se passa nada. é a maior verdade na minha vida neste momento.

hoje estou num dia bom. porque está sol. porque o inverno me deprime e hoje até nem está muito tempo de inverno. porque dormi bem e muito. bom. espero aguentar-me assim o fim-de-semana inteiro.

2 comentários:

Menina disse...

Espero que continues mais animada =)

Em relação à média de curso, a melhor aluna do meu ano tem uma média que não chega a 16..e, do meu grupinho mais próximo de colegas, o rapaz que tem melhor média e se safa bem a quase tudo, tem 13,8. Portanto, acho que estás muito bem!**

Vida de Praia disse...

Boa sorte com o part-time... e com o resto! ;-)