22 de fevereiro de 2011

No outro dia fui dar sangue, outra vez, e pelo caminho fui a pensar "porque raio é que eu dou sangue".

Passo a explicar: eu não sou uma pessoa particularmente solidária. Não dou esmolas na rua, não envio dinheiro para instituições, não me torno "Amiga da AMI" (e a J. está sempre a chatear-me, que ela trabalha nessa instituição...lol), não sou activista, não faço voluntariado, não assino petições, não me interesso por nada dessas coisas, não sou revolucionária, não quero mudar o mundo, etc etc.

Não sou altruísta, pronto.

Mas dou sangue, e isso já é um hábito desde os meus 18 anos. Mas não sei porquê.

As minhas hipóteses são: 1 - porque desde pequena que vejo a minha mãe a fazê-lo e lembro-me de, um dia, tinha eu uns 7 anos, pensar para mim mesma "um dia também quero dar sangue"; 2 - para me sentir bem comigo mesma, ou melhor, para não me sentir mal por nunca ajudar ninguém; 3 - por força do hábito, porque não custa nada; 4 - porque sempre que vou me dão umas canetas super engraçadas e eu adoro canetas; 5 - porque ao menos sei que o meu sangue vai ser utilizado para salvar alguma vida, ao passo que o dinheiro que possa possivelmente dar em esmolas e a instituições, nunca sei ao certo para onde vai e no que vai ser utilizado; 6 - porque sou forreta e dar sangue não se paga; 7 - porque recebo sempre análises completas em casa; 8 - porque ouvi dizer que os dadores de sangue têm prioridade se alguma vez precisarem de uma transfusão; 9 - porque posso comer o que quiser antes e depois (eles dão comida).

Será alguma destas? Não sei. Só sei que o faço.

Mas não interessa. Faço a minha parte, faço a minha boa acção, mesmo que só a cada 4 meses, e se por acaso o meu sangue salvar alguma vida, essa pessoa não vai querer saber para nada as razões porque o fiz.

Fiz e pronto.
(tenho de parar de pensar tanto no porquê das coisas).

3 comentários:

Menina disse...

Eu já tentei dar duas vezes e das duas vezes voltei para trás por ordem do médico lol sempre por algum motivo de saúde. Tenho de tentar mais uma vez..apesar de quem trabalha/estuda em áreas de saúde, não é muito aconselhado a dar por causa das doenças com as quais tem contacto. Mas pode ser que dê ;)

Acho que fazes muito bem! De certeza que vai ser útil a alguém!

Viagem Sem Retorno disse...

só tenho pena de não o poder fazer...

Aproveito para deixar o endereço do meu blog http://viagemsemretorno.blogspot.com/

Botas disse...

É bem melhor que nada.=)

<3