23 de agosto de 2011

' I (AM)STERDAM.

OK, quanto mais tempo aqui passo mais adoro, amo... (digo isto porque todo o mundo me dizia que a primeira semana ía ser péssima, e se não o sentisse no primeiro dia era porque estava muito cansada xD e estava de facto, mas hoje ainda estou a sentir-me em altas). O facto de andar sempre a andar de um lado para o outro não me deixa pensar em coisas que não devo, nas saudades, nisto e naquilo... no que não interessa por agora! E, à noite (ou de madrugada, who knows), o cansaço é tal que nem há tempo para pensar sequer. Outro facto é o de que uma pessoa em erasmus conhece pessoas muito fácil e rapidamente. Basta ir à rua para conhecer alguém, tão simples quanto isso. É impossível sentir-me sozinha ou em solidão aqui. Mesmo sendo um país estranho para mim (estranho no sentido de novo, não no sentido mau), as pessoas são super acessíveis, e falo mesmo das pessoas locais, holandesas (ao contrário da ideia pré-concebida que nós, portugueses, temos, de que os holandeses são fechados... nada disso, são super amáveis, simpáticos e calorosos, pelo menos os que apanhei até agora. so far, so good), e o ambiente é altamente internacional, o que torna mais fácil uma abertura maior de mentes, o "meter conversa", o sabermos que os outros estão na mesma situação que nós - muitos vieram sozinhos e não conhecem ninguém - e que é quase que natural falar com "desconhecidos", e também o que me faz absorver tudo tipo esponja, tanta coisa diferente junta num mesmo ambiente. É simplesmente fantástico, pronto. Tenho a cabeça a mil à hora, estou super entusiasmada!!!

Hoje o dia foi tão longo, que nem sei o que escrever... até porque, na verdade, muito do que fiz hoje nem deve ser escrito em público. xD

Deixo apenas algumas fotos da belíssima cidade que é esta (e do campus)... :)

























O que aprendi hoje de importante: há que saber ser desenrascada, no matter what. Pensei que me davam toalhas de banho mas só deram uma pequenina para as mãos, ontem ao tomar banho tive de me limpar (incluíndo o cabelo) só com essa. É verdade que os holandeses só tomam banho uma ou 2 vezes por semana (ca nojo), eles devem ter pensado que eu me desenrascava só com aquilo. Hoje tive de comprar uma nova e estou à espera que a máquina de lavar e secar acabem. Comida para 2 dias pode custar 20 euros. Há que fazer um orçamento, comprar coisas de marca branca e poupar. E comer menos, também. xD Mas o mais importante de tudo, nunca esquecer o guarda-chuva. Hoje apanhei uma molha que deu para colocar a roupa que tinha vestida também na máquina de secar, estava literalmente a pingar. O que me vale é que o frio,o vento e a chuva aqui são mais suportáveis do que em Lisboa. Lido melhor com este tempo aqui do que lá.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sou eu, Vera.
Identifico-me já para dissipar dúvidas. Esta pequena mensagem é apenas para notificar que acabaste de ganhar uma "cliente" assídua do teu blog. Aliás, obrigada por teres um blog! É que se reparares, acaba por ter uma dupla função, matar saudades e de dar a conhecer Amesterdão, sim, porque durante os minutos que despenderei a ler os teus posts diários estarei contigo, e em ti, numa aventura qualquer em amesterdão, Can't wait!

beijinhos*