10 de junho de 2010

' ONDA CHOC! (e outras coisas que me lembrei pelo caminho).

para quem viveu a infância ou adolescência nos anos 90...

lembram-se dos Onda Choc?!

No outro dia vi um vídeo dos Onda Choc no blog da Cherry e fiquei boquiaberta.

naquele segundo vieram-me anos e anos de memórias. eu tinha cerca de 4/5 anos e era super fã desta banda. apesar de ser "pequena", lembro-me como se fosse ONTEM. eu a dançar o "ele é o rei" e "bikini às bolinhas amarelas", e a cantar em playback a "primeira história de amor", o "não consigo esquecer"... com um ar super triste, com os braços no ar, a minha mãe com o isqueiro na mão. lembro-me disto como se fosse ONTEM, uma imagem tão nítida que até faz impressão lembrar-me disso, 16 anos depois. acho que tenho cassetes gravadas com isso. sabia as letras todas de corzinho. naquela altura, as minhas duas primas directas mais velhas tinham cerca de 13/14 anos, que era o "público-alvo" da banda. e eu ia atrás. fazíamos altas coreografias as 3.cantávamos, dançávamos... era dia e noite, onda choc a tocar na aparelhagem. bem... acho que ainda tenho o CD do "Ele é o rei", algures aqui por casa. dava tudo para encontrá-lo. é uma relíquia. meu deus...

as recordações que isto me trouxe!!!!







em termos musicais, não tem muita qualidade.. era coisa que eu não ouviria hoje... mas a questão nem é essa, é mesmo a nostalgia que isto trás...

estive a pesquisar sobre eles, que foi feito dos membros, etc... não encontrei nada de jeito... só encontrei que tentaram reinventar os onda choc em 2006 mas foi uma tentativa bem falhada,lol.

com isto ainda me lembrei de outras coisas... de quando era mais velha, de quando via o Jardim da Celeste, com aquela actriz que fez de "Bárbara" no "Jura" (e sempre que a vejo, lembro-me disso!), e de chegar a casa da escola e ir direitinha para o sofá lanchar o ver o Batatoon... sim, que eu não ia logo fazer os trabalhos de casa... primeiro tinha de ver o batatoon!

e quem não se lembra... dos Milénio, dos Excesso, dos D'arrasar, e dos Santa Maria?! eu gostava tanto daquela porcaria... (e hoje digo que é mesmo uma porcaria)... lembro-me tão bem de cantarmos músicas deles no coro e nas aulas de música da escola primária. a sério! acham que cantávamos musiquinhas de natal? nã... tocávamos flauta e cantávamos músicas dos Excesso no ginásio, quando estava a chover e não podíamos ir para o pátio nos intervalos... houve uma festa de final de ano, inclusivé, que um professor qualquer achou que eu tinha jeito para cantar... então meteu-me a mim e a um coleguinha do 3º ano a cantar uma música dos Santa Maria...o "eu sei! tu és!..."... felizmente que o microfone estava avariado, e acabámos por cantar em coro, porque jeito para cantar nunca tive, nem hoje nem naquela altura.




(imaginam-me a cantar isto com 8 anos? não? não tentem. foi um atentado á música).

uns anos mais tarde entrou a moda da New Wave (ou Malhação), era sempre que chegava a casa... depois a imitação portuguesa Morangos Com Açúcar (e aquela m*rda nunca mais na vida acaba, nem sei como alguma vez consegui gostar e ver aquilo)... comprava a revista Bravo religiosamente, com os trocos que a minha mãe me dava juntava tudo muito bem juntinho só para comprar a Bravo assim que ela saia...

e por volta da mesma altura, as Spice Girls! quem não se lembray das Spice Girls?! eu era super fã quando tinha 12 anos. eram as Spice Girls e os Back Street Boys. o meu pai diziam que eles namoravam uns com os outros e eu acreditava. era uma criança muito ingénua. depois a Britney Spears. depois da Britney Spears comecei a refinar o meu gosto musical e a gostar de Christina Aguilera - com cerca de 14 anos acho que alguém me ofereceu o álbum "Stripped", e eu ouvi aqueles soul's maravilhosos e caguei nas Britney's e nas Spice's e nessas pseudo-pop-stars todas.

enfim... hoje em dia dizemos que não percebemos como as pitas de 13 e 14 anos gostam dos gajos que cantam nos Morangos ou como é que as criancinhas de 6 anos adoram a Hanna Montana ou lá como se escreve o nome da gaja... porque já temos maturidade para perceber que é realmente uma parvoíce... que daqui a 2 anos já ninguém sabe quem é, como foi com os D'zrt e tudo isso... mas nós também já gostámos de coisas assim... Onda Choc's e afins!... a adolescência é sempre marcada por um gosto musical muito estúpido (e quem diz músicas, diz séries e revistas juvenis e afins). deixem lá, daqui a uns anos essas pitas também vão pensar "iiii a Hanna Montana, eu via aquela porcaria", mas vão achar fofinho e publicar um posting no blog delas, se tiverem.

lembro-me como se fosse ontem, bons (ou não) velhos tempos... e este posting era só para falar dos Onda Choc, mas acabei por falar nas bandas/músicas/séries/revistas que mais me marcaram na infância e adolescência.

Muaah @

Obs: obrigada pelos links no comentário, Pedrinha... nem sei como me esqueci desses ;)

18 comentários:

Dora disse...

Os que tens aqui não são os Onda Choc originais, já são mais novos.
Antes dos Onda Choca ainda existiram os Ministar!

' Claudjinha disse...

Dora --> eu sei, eu sei. coloquei aqui estas músicas porque eram as que eu ouvia mais... também só nasci em '90 :)

Unknown disse...

Só para ficares com as tuas recordações completas!
De certeza que gostaste disto:

http://www.youtube.com/watch?v=hdg3A_fA0M8

ou

http://www.youtube.com/watch?v=ibtNeTohKNs

ou

http://www.youtube.com/watch?v=W_dn3fkBytk

ou

http://www.youtube.com/watch?v=0iFR4A8Ybro

ou

http://www.youtube.com/watch?v=LPWkoPP2k0Y

ou

http://www.youtube.com/watch?v=UbPWVGzyv9A

ou

http://www.youtube.com/watch?v=O1gd5VszWZo

ohh pá vou ficar por aqui!!
Fui ao baú LOLOL

Unknown disse...

Eu vi logo que tambem eras fã LOLOL

Não tens nada que agradecer, estámos aqui todos para o mesmo :P ehehe

Jo disse...

opa lindo.. eu onda choc (tendo em conta que sou uns anitos, POOOUCOOS, mais velha que tu) era o «Ele é o Reiii eiii eiii eiii» (ainda hoje canto muitas vezes para as minhas amigas.. lool) e a Sumo de Limão..
Na televisao ainda nao havia o batatoon: era o Vamos ao Circo! com a mimi apita aqui! ahaha
E antes da New Wave (versao boa mas mais retardada) havia a grande Malhação, a original, que me fartei de chorar quando acabou - achei q a minha vida tb ia acabar.
Antes de haver a Bravo portuguesa comprava a Super Pop todas as 2ª feira quinzenalmente, e as x lia a Bravo alemã! ahah
Quanto a bandas: The Moffats. Sonhava que namorava com eles e o crl.. as spice, claroooo! alte obcessao mm..

Se eu soubesse o que sei hoje tinha aproveitado tudo tao, tao bem :)

S* disse...

Eram tão porreiros...oh nostalgia.

botas disse...

Recordar é viver.=D

<3

Anónimo disse...

os ministar e a super pop...
além de tudo que falas.te tb os apanher.

recordações... de ficar com lagrima no canto do olho.

ainda no outro dia do passei cantei a musica dos santa maria. sabia de cor... certas coisas ficam ca recalcadas mas veem sempre ao de cima

sra. veterana disse...

Que giro, ainda esta semana andei a relembrar com o meu namorado as coisas que ouvíamos quando éramos putos. Estive a mostrar-lhe uma música dos Boyzone e juro que até corei de vergonha, de tão mau que aquilo é, lol.
Não me lembrava dos Onda Choc. Caramba, são mesmo muito mauzinhos, mas é inevitável não ficarmos a pensar nos nossos tempos de putos. Enfim, ainda bem que crescemos e os gostos mudam também.

Anónimo disse...

Não temos o mesmo estilo musical mas ao menos gostamos de Rio Grande =)

Mas agora a sério, tu, miudita a cantar seja o que for, eu a imaginar isso nossa senhora ..

Anónimo disse...

Pior pior só mesmo ouvir-te cantar o rancho LOL

Anónimo disse...

Se tu sonhasses o quanto me fizeste recordar, e mandar sorrisos lembrando a minha infância/adolescência...
Foi óptimo :)

Beijoca, Claudia ;)

Vasco (OnMyOwnPrjt)

Mi disse...

Fui tão feliz a cantar "ele é o reeeeeeeeeeeei, reeeeeeeeeeeei, é o rei, lá do liceu!"
Que saudades.
kiss

Marta disse...

Ena ena, isso é que foi uma incursão no passado à minha pala ahah =) e as memórias boas que este texto me despertou também! revejo-me em praticamente em todas as palavras. Sim, na "porcaria" dos santa maria também, especialmente porque EU FUI AO ZIP ZAP CANTAR EU SEI, TU ÉS! E foi o fim da minha carreira musical xD

boons tempos

Alex Page disse...

Nunca ouvi Onda Choc. Mas adorava ZIP ZAP XD
E Spice Girls! FOGO! SPICE GIRLS AINDA GOSTO AGORA. É o maximo conduzir a ouvir Spice Girls!!! <3

Rafaela Rolhas disse...

"
uns anos mais tarde entrou a moda da New Wave (ou Malhação), era sempre que chegava a casa... depois a imitação portuguesa Morangos Com Açúcar (e aquela m*rda nunca mais na vida acaba, nem sei como alguma vez consegui gostar e ver aquilo)... comprava a revista Bravo religiosamente, com os trocos que a minha mãe me dava juntava tudo muito bem juntinho só para comprar a Bravo assim que ela saia..." TOTALMNT !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Rafael Alves disse...

Foste mesmo ao fundo do baú tu... Belos tempos esses...

É caso para dizer " Oh tempo! Volta para trás! "

Anónimo disse...

Sim, provavelmente por isso e