29 de outubro de 2010

' The big decision day (or week).

Erasmus Paris adiado para daqui a um ano.



Falando objectivamente e pensando "com a cabeça" (e não sendo completamente emocional e chorona como fui quando percebi que este adiamento era uma possibilidade real), ao início não percebi muito bem porquê, porque me estavam a pedir coisas que não pediram a mais ninguém (pessoas, colegas e amigos que foram para França, Paris mesmo, nem sequer era outro local qualquer em que as regras pudessem ser diferentes), coisas que aparentemente não pediam o ano passado, e que me caíram em cima 10 dias antes de eu ter que meter tudo dentro de um envelope e mandar para Paris. quando li melhor tudo o que pediam, até pensei que com algum esforço era possível (nem que tivesse que dar uma morada de alguém que estivesse lá como prova de residência, em último caso), excepto a parte em que pediam o certificado de um curso em francês de nível avançado, B2 segundo o referencial europeu. bem, eu sabia que tinha que aprender francês, mas não sabia que era obrigatório apresentar um certificado e nem que era preciso aquele nível. o nível B2 já é bastante avançado mesmo e equivale a qualquer coisa como 5 ou 6 anos a aprender francês (ou, digamos assim, o equivalente a o que uma criança no 5º/6º ano sabe de português). o que é exequível, se fizer um curso mesmo intensivo durante este ano que vem agora, e se tiver sorte depois ao fazer o exame. REALMENTE não sabia mesmo que era preciso isso e porque não pediram nada disso às duas pessoas que conheço que estão lá... mas como não sou uma desistente, mesmo assim tentei organizar tudo durante esta semana (my last chance), e até fiz uns telefonemazinhos a ver se me davam a abébia de não ter de mandar o certificado desse curso JÁ, uma vez que só me avisaram com 10 dias de antecedência (o que, mesmo que eu tivesse esse nível de francês, não dava tempo, dado que são uns exames especiais que vêm de França, faço aqui e depois ainda vão ser corrigidos em França e depois é que mandam o certificado e isso ia demorar o quê, um mês? lol). disseram que não, era era assim ou sopas. aí ficou tudo esclarecido.

pois, sopas. agora podia começar a mandar as culpas para cima daquela mulher que me irrita profundamente cuja função supostamente é ser coordenadora do departamento de erasmus da minha faculdade, mas é só supostamente, deve estar escrito na descrição da função dela, mas na prática é peta. sim, porque ela não nos ajuda NADA. ela recebeu todas essas informações há meses atrás, e reencaminhou-mas? obviously not. só me mandou um mail com tudo isso, há dias atrás (depois da mulher de Paris me ter mandado o mesmo), a dizer "dá seguimento ao processo e se precisares de ajuda fala comigo" (WTF? isso é a culpa a falar? agora é que queres ajudar?), com o email da outra de Paris por baixo, a mandar tudo para ela, há não sei quanto tempo atrás. como era suposto eu saber, então? estava à espera que eu fosse lá perguntar "olhe, é preciso um curso avançado B2"? quando já tinha perguntado montes de vezes o que era pedido e ela só me mandava meia-dúzia de folhas de caca para preencher? (e sim, eu achava estranho ser tão pouco). sim, podia ir ao site, true. aliás, era minha obrigação fazer isso. daí sentir-me um pouco culpada por tudo, deitei-me na cama que fiz, não me preocupei muito com isso porque confiei que ela nos enviasse todas essas infos para o mail, ou que ela me respondesse, ao menos, às perguntas decentemente nas milhares de vezes que fui falar com ela. mas não. as respostas dela eram só "não sei", "isso não é comigo". não é com ela? então é com quem? está a ser paga para quê???? bom, mas ela também entretanto foi substituida por uma mais útil e que sempre nos ajuda mais. THANK GOD.

aparte disso tudo, está decidido que não vou agora. claro que estou triste, porque fiz planos, filmes, e sonhei, e bla bla bla... mas como gosto sempre de ver o copo meio cheio e não meio vazio, comecei a pensar mais nos prós deste adiamento, do que nos contras. let's see:

1º semestre do terceiro ano (Setembro 2011)
  • tenho mais tempo para me preparar; isto inclui: arranjar alojamento seguro e avaliar bem a relação qualidade-localização-preço, e juntar mais dinheiro;
  • o natal calha mesmo nesse período e como eu detesto o natal, posso usar como desculpa o facto de estar lá para não ter que vir cá aturar as falsidades dessa época (apesar de mesmo quando estou aqui nunca festejar o natal, é sempre diferente)
  • passagem de ano para 2012 em paris? estou lá baby.
  • tenho tempo para tirar o tal curso e ficar pro a francês (cof, cof) e chegar lá e safar-me bem sem ficar 5 minutos a pensar em como se diz uma palavra.

agora que já sei como é, vou começar a preparar-me JÁ, NESTE MOMENTO, para não cometer o mesmo erro... se depois não me colocarem... epa vou ficar tão triste.

mas partindo do princípio que vou ficar colocada. é óptimo, não é? é óptimo. claro que gostava de festejar o meu 21º aniversário lá, mas pronto. não se pode ter tudo.

este assunto cansou-me psicologicamente, nas últimas 2 semanas andei sempre numa pressão, nem conseguia dormir direito a pensar no que tinha que fazer no dia seguinte... depois a minha colega que ia comigo entretanto desistiu (antes disto tudo, por outras razões), eu fiquei "naquela", mas pensei que ia à mesma, sozinha, porque não.

a certeza que eu tenho neste momento é que não me vou sentir realizada se não fizer erasmus durante a licenciatura. acho que é uma experiência incrível, imagino que seja apesar de nunca ter feito, uma licenciatura não fica completa para mim sem isso. enviei um mail todo cocó a retirar a minha candidatura e meti o meu pai (maior aliado nesta "missão", lol) no CC, e ele respondeu a dizer "Eu sei que te dói fazer isto, mas está descansada que hás-de fazer o Erasmus, prometo". Tenho tanta sorte em ter o pai que tenho.

quero muito muito muito muito ir. e vou fazer tudo para que isso aconteça, agora com experiência adquirida :) tenho mais um ano para sonhar. sonhar é sempre bom.

Muaah @

4 comentários:

Andreia disse...

Adoro a capacidade que (vejo, por aqui)tens de por os teus sonhos em prática =D Desta vez não correu tão bem como esperavas, mas provavelmente até vai ser melhor assim, vais estar muito mais bem preparada e orientada para estares 6 meses sozinha em Paris e vai correr tudo bem melhor, com menos stress e muito mais calma para aproveitares o momento (na altura)..

Um beijinho e Boa sorte =)

Menina disse...

Com este tempo extra e preparação, vais ver que tudo corre bem para o ano =) E vais ter a tua experiência erasmus!

(tenho neste momento, num grupo de trabalho, uma rapariga italiana =) é incrível como ela se safa bem com o português e se desenrasca bem! Estamos a ajudá-la a preparar-se para um exame prático( que é uma consulta, ou seja, é tudo oral) e estou confiante que ela se vai safar bem :)

beijoca*

Carlos disse...

Estuda estuda, porque aquilo lá nao é facil :)
Sendo desmancha prazeres: porque nao espanha? :P

Oléééé

Botas disse...

Por um lado fico triste por ti, mas por outro não posso de deixar de ficar feliz por saber que ainda demora a ires.=D

<3