18 de setembro de 2008

' Transportes Públicos.


Tudo bem que podem ser 'amigos do ambiente' (menos carros). Podem evitar congestionamentos, e sair mais barato do que ter carro, enfim, tudo o que de 'bom' supostamente têem os transportes públicos. E, convenhamos, de há uns anos para cá que até tem melhorado. Autocarros com ar condicionado, mais confortáveis, mais autocarros para mais zonas, linha do metro maior, etc etc.




Mas, porra, que raio de CONFUSÃO é esta dos cartões e dos passes ?? eu tenho na minha carteira milhentos cartões 7 Colinas; ao início era uma maravilha, uma viagem para uma hora na carris, tudo bem; mas depois, queria andar de metro, já tinha que comprar o 'Lisboa Viva'; se quisesse andar no comboio já não dava, tinha q ser outro cartão especial; e para os comboios da CP então, um mundo à parte, já para não falar dos preços (um bilhete de ida e volta para Belém não fica em menos de 2 euros e meio) !



porra, será assim tão difícil criar UM UNICO CARTÃO ou UM UNICO PASSE para TUDO ?! é que há os passes simples, os bilhetes simples, os passes combinados, os bilhetes combinados, os duplos, os triplos, os quadruplos. e depois a 'uma zona', 'duas zonas','três zonas', 'quatro zonas', porraa ! LOL

Já pra não falar na incompetencia e falta de privacidade xD sim, eu sei que pareço uma daquelas tiazonas a falar género 'euu?! autocarros ?? credoo ! coisa pra povo' xD mas não... é que normalmente os autocarros atrasam-se sempre !! eu saio de casa e dou sempre o desconto de meia-hora, e mesmo assim chego atrasada muitas vezes... porque estive essa meia-hora à espera de um autocarro ! e aqueles panéis não servem de nada, porque diz que falta '8 minutos' mas fica nos 8 minutos mais de 15 -.-'

e os eléctricos quando ficam presos ? bem, mas isso a culpa é daqueles condutores 'ah e tal vou ali já venho, estaciono aqui em 2ª fila em cima da linha do eléctrico, se vier um que se lixe, a minha vida a tratar é mais importante do que os passageiros que estão dentro do eléctrico e se calhar teem pressa para ir a algum lado...' (mas isso é mesmo um problema de mentalidade...) .. enfim.

mas o que acontece muitas vezes quando os autocarros se atrasam é que depois vamos num que está cheio como tudo.. e estamos ali a ser todos apalpados e com pessoas a tossir e a espirrar pra cima de nós.. tipoo uma vez uma gaja estava ao meu lado, media pelo meu ombro, e espirrou mesmo pra cima de mim... por amor de deus, não tinha espaço ou metia a cabeça pra baixo ou prendia... acho que fiquei com pingos de ranho no ombro e no cabelo.. e ela nem sequer pediu desculpa !! que nojo -.-' pessoas assim irritam-me... bom, e depois sempre há aquelas pessoas mais atrevidas que metem conversa comigo no autocarro xD como um gajo prai de 30 anos que foi sentar-se ao pé de mim e perguntou-me o meu nome com o nariz dele colado ao meu, quase que me dava um beijo.. (eu ali 'ah e tal, tenho que sair aqui... com licença...' - por acaso tinha MESMO de sair naquela paragem, mas saía mesmo que não tivesse, que abuso!). ou então as pessoas completamente depravadas, tipo aquele homem que estava a masturbar-se em pleno autocarro, e um velho que esta semana começou a meter a mão na minha perna e a fazer festinhas (depois de eu lhe dizer 'o que é que está a fazer?!' ele bazou do autocarro... e nem sequer pediu desculpa ! odeio gente assim ! ). AH ! já me ía esquecendo.. os MITRAS que entram no autocarro e metem Kizomba no telemóvel. AAAAAAAAHHHHHHHHHHH é pior do que espirrarem pra cima de mim, é pior que me apalpem ou não digam obrigada quando eu dou o lugar a alguém. é ABOMINÁVEL. eu odeio tanto mitras como kizomba, então as duas coisas misturadas quando eu estou a tentar apreciar uma viagem de autocarro na minha paz... tiram-me do sério. mas porque será que eles acham que toda a gente tem de gramar com aquilo? há uma coisa que se chama 'fones', mas eles acham que toda a gente adora aquilo ! -.-'


Mas os transportes públicos, especialmente eléctricos e autocarros, também têem as suas coisas boas ! por exemplo, quando estão completamente vazios (como desta vez), e eu posso sentar-me onde quiser e ler, ler, ler.. descobri recentemente que adoro ler em autocarros... sei lá, aquele tremer embala-me xD quando não estou a ler e calham ser longas viagens, fico cheia de sonoo ! quando começo a ler, não consigo parar ! estou agora a ler o 'eat, pray, love' da elizabeth gilbert , e em dois dias (comecei a ler há dois dias) li quase metade só em autocarros... enganei-me umas quantas vezes na paragem onde tinha que sair e confesso que fiz algumas viagens de ida e volta de propósito pra ler xD sim, ler no autocarro é muito bom :D

Bem, e é esta conversa toda porque hoje, para variar, perdi-me no Metro (sempre que tenho a infeliz ideia de andar de metro perco-me no meio daquelas linhas todas). Ia ter com uma amiga para irmos ao tal casting e já não dava para ir de autocarro (modelo não se atrasa ahah :P ), combinámos no metro mas andei lá às voltinhas a tentar descobrir por onde tinha de ir (ainda por cima estava de saltos-altos)... não percebo nada daquelas linhas, e perco imenso tempo a entender-me com a máquina que carrega o Lisboa Viva ! E também por causa do homem que meteu a mão na minha perna, e quando percebi que adoro ler em autocarros, enfim, isso tudo, lembrou-me de fazer um post gigante sobre o assunto xD

E pronto. Enquanto não tenho carta nem carrinho, lá me vou conformando com as coisas más mas também as coisas deliciosas, como ler em viagens longas :)

E já que passa da meia-noite, Parabéns Bárbara :)

8 comentários:

Menina disse...

Ando todos os dias de autocarro, metro, etc já há uns aninhos, e claro que às vezes é uma seca..já cheguei a esperar 1h30 pelo autocarro, já apanhei pessoas a cheirar mesmo mal ao meu lado, os horários quase nunca são cumpridos, mas pronto, tem de ser...tenho carta, mas fica muito caro ir para a faculdade de carro:a gasolina,o preço do parque...não compensa mesmo..

Quanto ao metro, aqui no Porto acho bastante simples..mas claro que ainda não abrange muitos locais..

Isso das pessoas a ouvir música muito alto irrita mesmo..é que não percebem que o resto das pessoas que lá estão não querem ouvir aquilo..no outro dia estavam ao meu lado duas miudas a ouvir musica com um mini radio e a DANÇAR lol

ps: correu bem o casting?

beijo*

Maria disse...

E olha que eu tenho carro, mas também vou ter de andar de metro e de comboio.. Não compensa levar o carro para a faculdade...

Um beijinho.

_+*Ælitis*+_ disse...

Coucou C, tinha lido este post mais cedo mas nao tinha conseguido comentar (irra, acontece muito)...

Lembro-me que o episodio que tinhas contado do homem no autocarro tinha sido dos primeiros que tinha lido no teu cantinho (acho que ainda era no tempo de menina vogue :p)

E como te tinha dito, essas cenas so ouvi falar em portugal (por inumeras pessoas) mas nao conheco casos assim aqui. Nao estou a dizer que nao exista,que ha doidos para tudo.

Tenho de louvar a Deus os transportes em França. (quase) sempre a tempo, cumpridores de horarios, organizados... e por isso doi tanto quando ha greves...

e sobre a sara tavares: I guess you are right! sabado temos assunto, lol

Beijo meu ♥,

A Elite

Andreia disse...

Tomara eu que aqui nesta zona houvesse tantos transportes como em lisboa!

Olha, quando eu estava na Alemanha os estudantes não pagavam transportes publicos dentro da cidade! Eu só tinha de mostrar o cartão de estudante e podia ir para onde bem me apetecer sem pagar nada!=)

Uma vez perdi-me em Berlin consegui voltar ao mesmo sitio porque me meti no metro! Por acaso pensei que era mais complicado, mas correu bem!

Vida de Praia disse...

É por essas e por outras muitas que evito os transportes públicos! :-S

Carla disse...

Há tempos que não ando de transporte !!!

Desde que comprei casa que tudo isso para mim terminou...para te ser sincera nem sei bem esses passes todos que falas ...antes apenas havia os L ; L1; L12; e o L123...pelo que eu conhecia !!!

bjs e bom fim de semana

B! disse...

Em primeiro lugar obrigada pela mensagem de parabéns!!! =)

Eu também não sou muito fã de transportes públicos, especialmente porque me "stressam" e sempre que viajo neles gasto rios de dinheiros,principalmente nos comboios!!

Mas quem não tem carro ( ou não tem 18 anos xD), tem de se contentar com transportes não é ?

Enfim...

pUto disse...

ola! Pois eu sei sou desconhecido neste blog!hehe vim parar aki atraves do blog da minha primita(sim eu sei k ela é mais velha k eu mas pronto) andreia,aquela do flautim:) bem antes de mais queria saber se alguem pode ser testemunha porque ao ler este post fartei me de rir sozinho aqui na faculdade e tenho a impressao que as pessoas devem ter a ideia que eu sou mentalmente incapacitado...ou algo que se parece com isso!se alguem quiser testemunhar em meu favor agradeco! Quanto ao blog olha digo t ta excelente!vou passar a ser um leitor assiduo:)

Um beijo (muito simples,daqueles na cara entre duas pessoas que ainda nao se conhecem bem...e nao daqueles beijos que eventualmente poderiam surgir d um velhote que te apalpava a perna:)