4 de janeiro de 2009

(antes de mais, obrigada Vida de Praia)


Não estou a conseguir cumprir aquele meu objectivo para 2009 que consistia em 'só pensar na mudança de curso no fim deste ano lectivo'. É impossível mandar embora a vozinha dentro da minha cabeça all the time dizendo 'caga nisso pá... não vais precisar disso para nada... nem pra equivalência.. NADA !' , principalmente no que toca a Contabilidade. Pois é. vou ter a tão temida frequência amanhã e mal peguei nas coisas. Tudo serviu de pretexto: ah e tal é Natal; depois do natal começo. Ah e tal é passagem de ano; começo no ano novo. Ah e tal, dói-me a cabeça (e isso doía mesmo, mas foi algures entre o natal e o ano novo).. Ah e tal.. FALTAM DOIS DIAS !! DOIS DIAS?? (isto foi pensado na 6ª à noite). Lá fui eu pegar nas coisas, à 1h da manhã, e, à boa maneira aqui da je, passar litros, kilos e resmas de matéria para papel. teoria. blá blá blá. fiquei toda orgulhosa com as páginas do resultado, lol. mas quando vou a pegar nos exercícios não percebo patavina. e, no fim de contas, o que sai na frequência são casos práticos e quase nada de teoria. são 3h da manhã neste momento (no momento em que eu pego nos excs, nas primeiras 2 horas que estudei este mês! LOL). ah e tal estou cheia de sono (mentira.. só conseguir adormecer por volta das 5h da manhã :O ), amanhã faço os exercícios. dia seguinte.. ah e tal depois do almoço. ah e tal à tarde (à tarde ele aparece e estraga-me sempre os planos de uma forma deliciosa claro LOL); ah e tal à noite. Baah. A quem é que eu estou a enganar? Mesmo que não soubesse que não ía precisar de Contabilidade para nada (tendo em conta o facto de ser 99% provável que eu mude de curso para um que não vai ter certamente nada disto), já não tinha estudado grande coisa.. quanto mais sabendo que não, não vou mesmo precisar, nem para dar equivalência. Pior, sabendo que não, 2 horas de estudo não me vão safar numa frequência que causa tal grau de pânico entre a comunicade de Gestão de Recursos Humanos do ISCTE, até mesmo aqueles que se safam bem na área.





Resumindo e Concluíndo.. sabendo que ía ter uma frequência na 4ª feira de uma cadeira que, apesar de ser extremamente desinteressante, até é bastante acessível, e sabendo que consigo fazê-la bem, hoje peguei nas coisas de Introdução à Gestão e toca a fazer apontamentos. Escreve, escreve, escreve, anota, lê, lê, lê, anota mais, sublinha, sublinha, sublinha. Horas nisto. Acabei a matéria quase toda num dia xD Não fiz mais nada sem ser estudar, comer, tomar banho e ir ao supermercado comprar uma coisa que a minha avó pediu xD. Ah, e agora claro estou na net xD Os restantes dias serão para acabar a matéria e rever tudo, claro. A ver se para compensar a desistência psicológica a Contabilidade, tenho uma grande nota nas restantes.





Sabem o que me chateia mesmo? É eu pensar assim 'para que é que eu me ando a preocupar tanto com contabilidade, se sei que não me vai valer de nada?' ... e tudo bem. Mas daí a 20 minutos já estar a pensar que me vou sentir eternamente mal por não ter dado o meu máximo, fosse onde fosse. Há quem diga (=o meu pai, a pessoa que mais me critica no mundo) que pensar como eu penso (género 'não gosto, não consigo, não faço, desisto') é extremamente infantil. Pois está bem que seja. Sou assim, sempre fui ! Serei para sempre infantil ?? Se for, sou !!





Mas a nuvem negra aproxima-se realmente é quando eu penso... 'afinal, se é assim, que estou eu aqui a fazer? estou a perder um ano. Se eu penso desta forma (='se contabilidade não me serve de nada, não me vou preocupar') para contabilidade, também posso pensar para as outras. logo, posso não fazer nenhuma. e os trabalhos que eu fiz e apresentei?? vão todos para o lixo porque chega a esta altura e 'desisto'? e fico a fazer o quê o resto do ano? a olhar para as moscas? a brincar nas aulas, como aliás tenho feito até agora' sim, basicamente... então.. ESTOU A PERDER UM ANO' - sinto-me a pior pessoa do mundo, odeio perder tempo!





Mas no Sábado de madrugada (depois de mais um dia sem pegar em absolutamente nada), fez-se luz na minha cabeça.. e eu pensei.. espera...





- uma licenciatura é feita por 180 créditos (dado que cada cadeira dá um determinado nº de créditos); assim, se eu fizer as cadeiras que forem mais acessiveís e que eu até faça bem, concluo as que concluir, fico com créditos 'extra'.. e assim, mesmo que mude de curso e comece de novo (nada de novo para mim, aliás), fico com aqueles créditos ali... sirvam de alguma coisa ou não, estão ali... vão ser mais cadeiras concluídas no meu currículo e, melhor, se eu no curso 'novo' tiver alguma cadeira opcional e não me apetecer fazê-la, posso não fazer.. pois já tenho os créditos acumulados deste ano.. há coisas fantásticas, não há? e é esta razão aqui em cima pela qual eu continuo no curso e vou continuar até ao fim do ano sem desistir a meio. LEMBREM-ME DISTO QUANDO EU ME ESQUECER OU ME QUESTIONAR!





Então pronto, por esta lógica, eu este semestre faço na boa e no mínimo 3 cadeiras; 18 créditos. para o próximo faço no mínimo 2 (marketing e psicologia, tenho o feeling que vou gostar), mais 12 créditos (dado que cada uma vale 6 créditos); o resto é tudo contabilidades, e quanto a isso já se sabe. eu nasci para as letras !





afinal, e a pergunta que eu mais faço a mim mesma neste momento, é onde é que eu estava com a cabeça quando escolhi este curso? sinceramente, em lado nenhum.. foi um pouco ao calhas... uma bela noite de Verão, com a cabeça a pensar que no dia seguinte ía para a praia LOL, inscrevi-me em 6 cursos que pareciam ter a ver comigo, não foram sequer bem pensados ! tinham todos a palavra 'social' ou 'humanos' (como este caso), mas nem me preocupei em ir ver as cadeiras, as saídas, a profissão em si, nada... fui estúpida e agora queria voltar atrás... bom, mas em vez disso vou seguir em frente e analisar bem as coisas a partir de agora... não estou para passar no mínimo 3 anos a estudar que nem uma frustrada (fora aqueles que ainda vou ficar lá a mais para fazer as cadeiras de contabilidade em atraso xD), nem a chorar sobre leite derramado. estou a pensar bem, não?





já estou farta de pensar e falar neste assunto... presumo que vocês (leitores) também, sobretudo com os meus testamentos (não consigo deixar de escrever assim! capacidade de síntese e resumo sempre foi um caso sério para mim ahah.. até a minha prof de Português do secundário fartava-se de me dizer para eu escrever menos e não me alongar tanto.. mas enfim) ... por isso vou agora dedicar-me àquelas cadeiras que sei que vou concluir, e ficar com créditos e cadeiras feitas.. não me sentir tão mal.. só voltarei a falar disto quando souber das notas..





wish me luck.

15 comentários:

Diana disse...

Boa sorte!!! =)

Carla disse...

Good Luck então para aquelas cadeiras em que te vais aplicar mesmo ...em relação às contabilidades , olha dá o teu melhor, mesmo não estudando...pensa sempre nesses créditos extra ...

bj

Anónimo disse...

Boa Sorte. Mesmo muita :D

Beijinhos

PB disse...

Boa sorte para ti. Curti a música! ;)
Beijinhos

B! disse...

Boa sorte nisso e já sabes tenta fazer as cadeiras que conseguires nem que seja só pelos créditos ;)

Menina disse...

Boa sorte nisso tudo =)
Eu estou a ver-me mesmo aflita com algumas cadeiras..meu deus..

beijinho*

Andreia disse...

Sim, e pelo menos tens alguma coisa com que te distrair!

J. disse...

fiquei :O (de boca aberta) quando disseste q tinhas escolhido o curso ao calhas sem veres cadeiras e saidas!

sim tens mesmo de te agarrar à vontade de mudar de curso e conseguir ultrapassar as barreiras que se puserem no teu caminho até lá... sei que é dificil estudar coisas que detestamos e das quais nao vamos precisar, ja passei por isso, mas no fim sempre ha uma recompensa, nem que seja ficarmos imensamente felizes porque fomos capazes!

muita força e um OPTIMOZAOOOO estudo ! ehehe

beijinhos e parabens pelo premio ;D

Carlos disse...

Tás feita. Passa pelo meu blog para veres o desafio ;)
.
Beijo

Anónimo disse...

Desculpa a invasão...
Acho que sinceramente deves mudar de curso, uma vez que não estás satisfeita. Pensa se mudares de curso vais gostar muito mais e tirar melhores notas! Boa sorte para a frequencia!
Beijo ***

Anónimo disse...

Sou Aninha mas não namoro com nenhum Alex xD
=) **

Anónimo disse...

Namoro com um João há quase 2 anos, que é de Setúbal. Almada só mesmo a minha faculdade que fica aí perto... É a Egas Moniz! =) ***

Beatriz disse...

Oh rapariga, adorei essa do "ah e tal"! :P é que é mesmo isso, passamos a vida a adiar e primeiro que peguemos nas coisas... mas eu percebo, deve ser mesmo chato, só para não dizer frustrante, estudar uma matéria que sabemos que não vai servir para nada :s mas força, tu consegues ultrapassar isso. vais ver que encontras um curso que gostas a sério! :D beijinhoo*

' Claudjinha disse...

13 comentários naoo !

_+*Ælitis*+_ disse...

Hahahahaha, eu poderia ter sido o 14°, agora ficas com 15.
Ja tinha lido isto mas não tinha tido tempo de comentar. Que bom que encontraste uma luzinha no pensamento. Desejo-te força para as frequencias e conseguires mudar como e quando quiseres.

"everything is gonna be alright" :)

Beijo meu ♥,

A Elite