8 de maio de 2010

' Me, myself and I.



Na noite de 25 de Abril, no dia a seguir à minha festa de anos, o Alex, a Vera e o Sandro ainda ficaram em minha casa nessa noite. Quando fomos "só fumar um cigarro" depois do jantar, acabámos por ficar sentados nos meus puffs na varanda, a comer chocolates e a fumar cigarro atrás de cigarro, a ter conversas super interessantes. uma delas foi sobre personalidades. tudo começou porque o Alex leu em algum sítio que soprar o fumo (do tabaco) para cima é sinal de auto-estima elevada, e isso é uma coisa que eu faço sempre xD então começámos a falar nas nossas maneiras de ser, as nossas e as de uns dos outros, e a conversa estava tão interessante que eu até escrevi uma nota no telemóvel "posting sobre meus defeitos e qualidades". aqui vai, então.


Qualidades:

  • eu sou a rainha da auto-estima. e não escondo isso de ninguém. se tiver de dizer que acho que sou gira, digo. detesto aquele tipo de humildade falsa que é "ai sou tão feia", só para lhe dizerem "Não és nada". credo! detesto isso. se me acho gira, acho-me gira. não vou andar a dizer que sou feia só para me elogiarem. acho-me tão gira, ao espelho, nas fotos, nos vidros das montras das lojas, sem precisar que ninguém mo diga, acho-me tão gira que chega a enjoar e que dou a sensação às outras pessoas que sou super convencida. mas não sou convencida. só me acho gira. é crime? isto não significa que eu me ache "a maior", nem sequer melhor que os outros. quando digo "auto-estima", o meu conceito é: ter noção das qualidades e dos defeitos, mas saber viver bem com estes últimos. saber aceitar-se tal como é, gostar de si, sentir-se bem consigo mesmo. pois que essa é a minha descrição. gosto de tudo em mim, até dos defeitos, porque vivo bem com eles, e acho que, se não os tivesse, não seria a mesma. e não tem piada ser perfeito.
  • eu sou a rainha da organização. tenho uma agenda onde escrevo absolutamente tudo, gosto de ambientes limpos e arrumados, gosto de ter "as coisas no sítio", tanto fisicamente como psicologicamente. sou a rainha das listinhas to-do, das listinhas "o que fazer antes de morrer", das listinhas com objectivos a curto, médio e longo prazo. e acho que isso é bom, porque raramente me escapa algo. gosto de sentir as coisas sob controlo e, de facto, consigo tê-las. ou seja, tudo pode estar um caos, que eu consigo organizá-lo. posso ter 645984 coisas para fazer em 24 horas, e arranjo maneira de as fazer, nunca deixo nada para fazer depois. sou totalmente apologista do "se podes fazer hoje, não faças amanhã". acho que tenho vocação para ser assistente pessoal. lololol
  • sou extremamente sincera e transparente. sim, sou desbocada, digo o que penso e o que não penso, o que me vai pelo pensamento naquele momento. quem não me conhece bem e me ouve assim a falar talvez fique com a impressão errada de mim, mas quem me conhece bem sabe que não é por mal, que é mesmo a minha aversão a esconder e a omitir coisas. eu sou assim. não gosto de me sentir presa. não gosto de me sentir incomodada. gosto de poder dizer tudo o que quero dizer, doa a quem doer.
  • sou extrovertida. faço "amigos" e conheço pessoas com facilidade. 
  • sou brincalhona e tenho sentido de humor. sou capaz de rir de mim mesma e de achar piada às mais diversas situações.
  • pouco me importo com o que pensam de mim. sou eu própria e quem gostar, gosta. quem não gostar, "não come".
  • aceito bem as críticas, sou muito tolerante nisso. não sou daquele tipo de pessoa que fica ofendida se me dizem na cara que eu sou uma cabra do pior. força, diz. desde que apresentem argumentos plausíveis para o que dizem, eu aceito. é a tua opinião. e vou continuar a falar contigo como se nada fosse
  • sou decidida, determinada, sei o que quero e vou atrás do que quero. não deixo escapar oportunidades se vejo que elas me aparecem e que as posso aproveitar se elas me ajudam a alcançar os meus objectivos
  • tenho a mente aberta, nenhum tipo de preconceito nem medo de falar acerca de nada. não gosto de assuntos tabu.
  • sou sonhadora. apesar de ter os pés na terra. gosto de sonhar com aquilo que sei que posso alcançar, porque acredito em mim mesma e nas minhas capacidades, e faço do sonho um objectivo; também sonho com o que sei que seria impossível, e aí entra a parte de ter os pés na terra. mas sonho. e idealizo muito.
  • sou super ingénua. acredito em TUDO o que me dizem...
  • como já disse no ponto anterior, acredito em mim mesma e nas minhas capacidades, raramente penso "nunca vou conseguir fazer isto".
  • sou uma pessoa naturalmente bem-disposta, positiva, apegada às pessoas, afectuosa. gosto de estar rodeada das pessoas de quem mais gosto, de conversar, de rir, e vejo sempre o lado positivo de todas as situações. claro que também tenho aqueles momentos depressivos em que não acho piadinha nenhuma a nada e só me apetece ficar sozinha fechada no quarto. mas é raro.
  • vivo mais no presente do que no passado ou no futuro. e isso é bom, porque me permite aproveitar a vida pelo que ela é neste preciso momento (maravilhosa) e não pelo que foi ou pelo que vai/poderia ser, não vivo de "quando"s nem "se"s.
  • considero que a felicidade é o "aqui e agora", e  não um destino final.




Defeitos

  • sou extremamente preguiçosa. se eu estiver deitada confortavelmente e não tiver o comando da TV à mão, prefiro continuar a ver algo que não gosto do que ir buscar o comando ou ir mudar o canal (excepto se for futebol, LOL), e se tiver alguém perto que me possa fazer as coisas, não hesito em pedir. normalmente, a vítima é o Bruno.
  • sou extremamente impaciente. perco a paciência com facilidade, se algo me estiver a chatear, eu pura e simplesmente "desligo", sem tentar sequer. quando não tenho paciência para alguma coisa/pessoa e essa coisa/pessoa continua muito presente na minha vida, irrita-me e enerva-me e deixa-me ansiosa. impaciência, pura impaciência. e também detesto esperar.
  • quando não gosto de alguma coisa, desmotivo-me facilmente. por exemplo, Estatística. fui a poucas aulas e percebi que detestava o bicho (aliás, sempre detestei tudo o que envolvesse números). em vez de continuar a ir às aulas para tentar perceber, desliguei. lá está (defeito acima), perdi a paciência. basicamente, é isto: não percebo, não gosto, nem faço um esforço mínimo para perceber ou gostar.
  • sou impulsiva. primeiro faço/digo, só depois penso.
  • sou super egocêntrica, ou não tivesse eu o signo ascendente em Leão. gosto de ser o centro das atenções. não sou assim tanto ao ponto de só saber falar em mim. consigo manter uma conversa sem ser sobre mim, claro. não me importo que os outros sejam o centro das atenções, mas se for eu tanto melhor. e sim, adoro que falem de mim. pode ser até mau. antes falarem mal do que não falarem de todo.
  • gosto que gostem de mim. não preciso, tanto que há gente que não gosta e eu estou-me nas tintas. mas gosto que gostem de mim, gosto que me elogiem, gosto de me sentir rainha e princesa
  • sou super orgulhosa. quando sei que eu é que tenho razão (que é quase sempre, mas isso falo melhor no defeito abaixo), tenho dificuldade em pedir desculpa e dizer "tens razão". porque haveria de dizer, se eu é que tenho razão? um dos piores defeitos que tenho
  • sou teimosa e condescendente ao mesmo tempo. do género, fico a discutir imenso tempo sobre algo com alguém, e a bater sempre na mesma tecla, e a ir buscar argumentos ao fim do mundo, mas, quando vejo que a pessoa "Não atinge", digo "sim, está bem, tens razão", com um ar irónico, pensando para mim mesma "este gajo é mesmo idiota, não atinge, eu é que tenho razão, claramente".
  • não me preocupo muito com o futuro. isto tanto pode ser uma qualidade (como já referi nas Qualidades, que vivo mais no Presente do que no futuro), como um defeito. defeito no sentido em que devia preocupar-me mais. sim, tenho objectivos, e muitos, mas só penso realmente neles quando começam a aproximar-se. por exemplo, estou a tirar um curso só porque gosto. Psicologia. mas não quero (god, no!) ser psicóloga. estou a tirar o curso por puro gozo pessoal. e vejo imensa gente com este dilema "o que é que eu vou fazer quando a licenciatura acabar?", mas eu não penso nisso. quando acabar, logo se vê. e isso é mau!
  • sou materialista. não materialista no sentido de consumista, mas no sentido de me apegar muito às coisas pelo significado que têm. provavelmente, ainda tenho lá um talãozinho de qualquer coisa que foi importante no ano de 2002, no fundo de uma caixa cheia de recordações, que não consigo queimar nem deitar fora. consigo deitar fora uns sapatos que estejam estragados, mas não consigo deitar fora o talãozinho de 2002, cujas letras já nem se vêm, mas que eu me lembro do que foi. sou Touro e basta.
  • sou ciumenta (também tem a ver com ser Touro de signo). não aquele tipo de ciumento possessivo - "Não quero que estejas com mais ninguém sem ser eu" - mas still ciumenta.
  • um defeito que eu nunca tinha reparado em mim mesma, mas que a Vera me disse e eu concordo: muitas vezes não dou valor às pessoas. ela usou estas palavras "tens de cuidar mais de quem cuida de ti. olha à tua volta. os teus pais mimam-te tanto. fazem tudo por ti. os teus amigos aceitam-te como és. e tu, às vezes, parece que não estás nem aí". este defeito é aquele que eu acho que tenho de pior. sim, ao ser egocêntrica às vezes esqueço-me que existem pessoas que gostam de mim e que, como a Vera disse, cuidam de mim. foi preciso que ela me abrisse os olhos. estou a tentar mudar isso.
  • não me preocupo muito com os meus defeitos, excepto este de cima. ou seja, eu reconheço-os, sei que os tenho (estes e tantos outros), mas vivo bem com eles ao ponto de não os querer mudar. e então, se sou preguiçosa? e então, se não penso no futuro? e então, se sou materialista? e então, se sou condescendente? e isso é mau, porque as pessoas devem pensar sempre em "melhorar os defeitos". mas eu não estou nem aí para melhorar os meus defeitos. e, claro, isso é mau.
e pronto. that's me! às vezes faz bem fazer uma introspectiva a nós mesmos.

14 comentários:

Ricardo disse...

Okay muito obviamente que não vou aqui comentar todos os pontos... senão nunca mais parava de escrever xD.
Se eu tivesse paxorra pra falar dos meus defeitos e qualidades... ficava maior que a bíblia. xD
Eh pah eu sou leão com ascendente em balança, por isso tenho um egocentrismo em proporções razoavelmente elevadas, mas não altas demais. (nunca é demais gostarmos de nós né? Momento matinal eu sei xD), tambem penso como tu quanto a apegar me muito ás pessoas e quanto a felicidade interessar agora e não no futuro.
tá mt giro o post (uh e tou a ler alguns posts antigos por isso não te admires se aparecerem comments por ai xD)

Ah e cá vai uma musiquinha que eu adoro (alias esta é uma das minhas bandas favoritas... não consigo ouvir uma musica só deles. acabo sempre a ouvir a porra da discografia toda.) espero que gostes anyway... http://www.youtube.com/watch?v=p_BsP4eo95k

Lane Ferreira disse...

Já vi que somos bem parecidas em termos de personalidade.. afinal somos de touro e isso já o suficiente pra explicar!!

Botas disse...

Mesmo com esses defeitos eu continuo a achar te perfeita.=$

<3

Morena frô disse...

oi... =]
estava procurando sobre lisboa, iscte e afins e, sabe-se lá como, acabei por aqui e gostei! Já tinha até passado por aqui outras vezes, já achei a Lane, mas só resolvi ser atrevida e deixar um recado hoje... e foi justo em um post que eu não posso dar pitaco nenhum... =P
beijinhos
=]

Carlos disse...

é uma cisa impressionante. vim eu da noite, tipo 4e tal da manha cheguei a casa. nao me admira nada a senhora dona tia ter acordado as 9 e tal com o maior reboliço de sempre. na verdade nao dormi nada e claro, mau humor. ate disso se queixou. depois invadiu o meu quarto a perguntar de estava chateado com ela...
.
ah! e chegou mais família... peixeiiiiiiiiiiiiros... e eu cheio de sono. daqui a pouco é o cortejo da queima e estou todo fodido...
.
em compensaçao o concerto de ontem foi lindo. 3 horas de show eheheh e banho de chuva :)))))

Anónimo disse...

O que é signo ascendente?

' Claudjinha disse...

Anónimo (Daniel),

espero ter respondido à tua questão xD

Menina disse...

Faço muitas vezes esse exercício de pensar nas coisas boas e "más" lol só que geralmente não escrevo, fica só em pensamento..

Mais uma coisinha para aumentar a tua auto-estima: mesmo estando afastada do meu blog porque não me tem apetecido pôr lá nada e sem tirar mérito aos outros blogs, o teu é dos poucos que ainda venho ler(mesmo que nem sempre comente) =) dá gosto ver tanta energia e boa disposição..parabéns por isso!

beijo*

' Claudjinha disse...

Menina,

já reparei que andas sem paciência, também tenho ido ao teu... :(

mas isso aumentou mesmo a minha auto-estima e mais que isso, faz-me sentir que vale a pena, ter o trabalho que tenho com o blog (faço-o por gosto, é certo, mas nao deixa de ocupar tempo e paciencia e etc), saber que alguém me continua a acompanhar, mesmo que seja em silêncio. é por e para pessoas como tu que o escrevo! muito obrigada :D

Beijinho

Menina disse...

Eu qualquer dia volto ao blog..estou com uma "crise" de blog lol Fartei-me que muita gente leia a minha vida por lá e tire as suas conclusões (certas ou erradas), mas há-de passar!

E, entretanto, continuo sempre a vir cuscar o teu =P

beijinho*

Anónimo disse...

Epah, grande conversa mesmo. Adorei, sentia-se ali uma sinceridade no ar tão grande, mas tão grande, que parecia que andavamos a voar também xD E realmente não sei se podiamos ter tido tamanha conversa com outras pessoas. Mesmo com a Verinha , que conheci no dia anterior, foi brutal. Rapariga 5*, amei conhecer a rapariga xD Na minha festa já não podemos fazer outra introspecção xD

Lembrando o que o Alex disse sobre o fumo "quem manda o fumo para cima é sinal de auto-estima elevada", agora diz-me como é que a minha é baixo se faço o mesmo? :O

Quer dizer, posso transparecer que tenho uma auto-estima baixa [ mas lá está num ponto que somos iguais é sermos transparentes lool ] só que há momentos para tudo, também tenho os meus down (se bem que so duram umas horas xD). Acho que já conseguiste perceber que nao dá para estar num local animado a deprimir, não consigo LOOL E ao pé de ti torna-se dificil xDD ahahah

Beijao @

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Ah! o link é http://paleiodotcom.blogspot.com

Alex Page disse...

:] adorei esta conversa... vamos ter que repetir... a próxima vai ser sobre o que? a tua ultima compra de sapatos??? rsrsrsrsrs :P