4 de março de 2011

' Se eu não tratar de mim, quem tratará?

Os benefícios da natação são bem conhecidos, e por isso decidi inscrever-me numa piscina municipal a 5 minutos a pé da minha casa e começar a fazer algum exercício físico regularmente.



Não por uma questão de peso - que o meu peso é adequado para a minha altura, o IMC está "ideal" - nem por uma questão de imagem - que eu sou uma cabra convencida que se adora a si mesma e ama o que vê no espelho (lol). Apenas por uma questão de saúde (por isso nem sequer vou começar a fazer dietas, pelo contrário, vou até começar a comer mais, porque parecendo que não, eu como pouco e salto montes de refeições, outra coisa que também não é nada saudável para mim).

Eu tenho (ou tinha) uma vida completamente sedentária. Fico doente só de pensar que tenho de descer e subir escadas para ir do meu quarto à cozinha. Fico ofegante depois de andar apenas e só 3 minutos a pé da paragem do autocarro a minha casa (em minha defesa, esses 3 minutos são sempre a subir e eu, não sei porquê, tenho a mania de ir a correr tipo sprint no início, quando chega a 1/3 do caminho já estou morta). Sinto-me, frequentemente, com falta de energia, e isso pode ser da alimentação pobre e esporádica, e do pouco sono que tenho tido, mas é principalmente devido a falta de exercício.

Além disso, ultimamente ando hipocondríaca, tenho medo que me aconteça algo à saúde ou até que morra - o meu coração bate tão devagar e tenho sempre a tensão tão baixa, tenho medo que o meu coração seja fraco e um dia pare sem mais nem menos. Isto é de loucos, eu sei, mas pronto. Tenho medo! Há quem diga que tenho "coração de atleta", a frequência é mesmo baixinha, mesmo quando corro o meu coração parece que tem preguiça de trabalhar, sai a mim, mas pronto, tenho medo, porque se há coisa que não sou é atleta, porque haveria de ter coração de atleta??

Por isso, resolvi mudar o meu estilo de vida. Devo dizer que ainda estou em fase de preparação mental. Eu detesto exercício, desporto, qualquer que seja, tanto que já há 1 mês que digo a mim mesma que tenho de começar a fazer alguma coisa mas só hoje fiz mesmo.

A escolha da natação é simples: é o desporto ideal para mim. Detesto suar, detesto mesmo. Na natação não há esse problema. Além disso, com a sensação de que o meu corpo está mais leve, não sinto o esforço. Hoje, depois de 1 hora a nadar (com intervalos, obviamente), quando saí da piscina senti que tinha levado uma tareia "daquelas" (e de certeza que amanhã vou acordar com os músculos doridos, acontece sempre que faço exercício, pela falta de hábito), no entanto, enquanto estive lá dentro, não senti nada, ou seja, fiz o esforço e o exercício à mesma, mas sem me cansar, o que me permite exercitar mais por mais tempo. Além disso, limpa os pulmões, ponto que me interessa particularmente a mim, fumadora - sim, eu sei, tenho que deixar de fumar, e vou deixar de fumar, mas Roma não se construiu num dia, por isso vamos lá devagar, que esta decisão de começar a fazer exercício já foi um grande avanço para mim, quem me conhece sabe disso, o deixar de fumar fica para depois, começando por reduzir a dose. Para finalizar, quando saio sinto-me super bem, relaxada, parece que acabei de sair do spa, mas ao mesmo tempo com energia, mas este ponto eu já sabia, que tive natação durante muitos anos, igualmente há muitos anos. Devo dizer que, na altura, detestava aquilo, por diversas razões, uma delas, para além de já ter nascido a odiar desporto, a baixa-autoestima que tinha, detestava ter que estar de fato-de-banho em frente aos meus colegas. Mas agora cresci, e cresci em muitos aspectos, esse foi um dos principais: já estou à-vontade com o meu corpo e até ando nua nos balneários sem qualquer problema. Se dantes me sentia uma baleia na piscina (e até era muito mais magra do que sou agora, era mesmo tudo psicológico), hoje sinto-me a rainha da piscina, sinto-me mesmo bem, acho que até fico fantástica de fato-de-banho. LOL, lá estou eu a ser convencida outra vez.

Natação é o desporto ideal para mim e, apesar de ainda me estar a habituar à coisa em termos mentais - sim, que eu sou uma preguiçosa nata! - tenho de começar a pensar em tratar da minha saúde. Não é normal eu ficar OFEGANTE só de subir uma rua inclinada durante 3 minutos, com 20 anos de idade. Quando chegar aos 30 estou arrebentada, não? Se eu não tratar da minha saúde agora, quando vou tratar?

Atenção que sou saudável, em termos de peso e dos valores principais (colesterol mau zero, tensão ligeiramente baixa, mas a mandar para o normal, etc etc), mas se continuar assim posso deixar de ser.

Estou a trabalhar, estou a estudar, tenho uma auto-estima fantástica, estou a construir o meu futuro, tenho tantos planos e tantos sonhos, a minha vida está "nos eixos", mas não posso usufruir dela se a minha saúde não estiver bem. Por isso, resolvi intervir já desde "cedo", não esperar por consequências mais graves.

Por agora, exercício regular, quando tiver tempo livre e estiver em casa a anhar, e sair de casa para ir à piscina que fica ao lado em vez de ficar deitada no sofá a ver tv. Ao longo do tempo, mudar a alimentação, aprender a cozinhar, e deixar de detestar cozinhar. A longo prazo, reduzir e deixar de fumar (ou só fumar em ocasiões sociais). Muito importante também, começar a dormir mais, deixar o trabalho no trabalho, se tenho que me levantar cedo, então vou-me deitar cedo e dormir o meu sono de beleza que tanto preciso. Quem me apoia? eheh.

Muaah @

Desconfio que esta minha motivação tenha vindo de andar a ver demasiado The Biggest Loser.

6 comentários:

tilida5ever design disse...

Muito bem...

Salsa disse...

lol força.
só te vai fazer bem.
olha o aprenderes a cozinhar no meio disso talvez seja das coisas mais importantes e mais necessárias.

Inês Barros disse...

Olha, eu regressei hoje ao ginásio depois de um bom tempo parada..e resolvi fazer 2 aulas seguidas lol e agora estou quase a morrer, mas pronto. E no meu caso, eu gosto mesmo de exercício, sempre gostei ;) Faço por gosto lol

Força com isso!
**

Menina disse...

O comentário anterior é meu =P

Rafaela Rolhas disse...

Eu adoro exercicio, sou completmnt viciada e acho bem qe te ths inscrito numa piscina :) Fico contente. Já fiz natacao e adorava. Boa sorte com isso :)

Botas disse...

A saude é sempre o mais importante.=)

<3